Cidadania

Transforma Cachoeiro: mutirão no Village terá atendimento para emissão de RG

Evento será realizado neste sábado (28), das 9h às 15h, na praça Dom Luiz Gonzaga Peluso
Foto: Márcia Leal

O primeiro mutirão de serviços do programa Transforma Cachoeiro, que será realizado neste sábado (28), na praça Dom Luiz Gonzaga Peluso, no bairro Village da Luz, das 9h às 15h, também terá atendimento para quem deseja dar entrada no processo de emissão de carteira de identidade.

Serão 200 RGs (Registro Geral) no total, e o procedimento, sob a responsabilidade de servidores que atuam na Casa do Cidadão, acontecerá na escola Zilda Soares Moura, cujo prédio é anexo do local do evento.

Para conseguir a emissão do documento, será necessário apresentar original e xerox de certidão de estado civil (nascimento, casamento, divórcio), comprovante de residência, CPF (opcional) e uma foto 3×4 recente – na imagem, o portador deve estar com roupa escura ou colorida e sem óculos.

Na ocasião, também serão dadas orientações e encaminhamentos para as pessoas que, eventualmente, não conseguirem realizar o procedimento no local – seja por problemas com documentação, pelo esgotamento das vagas ou quaisquer outros motivos.

“Ninguém ficará desassistido. Convidamos a comparecer à praça todos os moradores do Village da Luz, Bom Pastor, Fé e Raça, Rubem Braga e Novo Parque, para os quais esse mutirão está sendo especialmente preparado”, afirma o prefeito Victor Coelho.

Mais de 60 modalidades de atendimento

No mutirão, setores da administração municipal e instituições parceiras oferecerão mais de 60 modalidades de atendimento, nas áreas de saúde, assistência social, cidadania, educação, empreendedorismo, meio ambiente, cultura, esporte e lazer. As atividades vão mobilizar mais de 300 servidores municipais.

A expectativa é atender cerca de 5 mil moradores da região que engloba Village, Bom Pastor, Fé e Raça, Novo Parque e Rubem Braga.

Serviços:

Agersa: ouvidoria (saneamento e transporte público).

Desenvolvimento Social: cadastro e informações sobre Acessuas Trabalho, Cras, Creas, Cadastro Único, Bolsa Família, Tarifa Social de Água e Esgoto, Passe Livre, Benefícios Eventuais, Direitos Humanos.

Ouvidoria Geral do Município (156): atendimentos com a Ouvidoria Itinerante.

Saúde: Núcleo de Apoio de Saúde da Família (Nasf), aferição de pressão, teste de glicemia, vacinas, atendimento psicológico, atendimento de Serviço Social, fisioterapia, DST/HIV (teste e aconselhamento), testes para sífilis e hepatites B e C, atendimento de odontologia (práticas de prevenção e entrega de kits de saúde bucal), atendimento com nutricionista, atendimento médico e confecção de Cartão do SUS.

Desenvolvimento Econômico: Sala do Empreendedor Itinerante e atendimento Nossocrédito Itinerante.

Esporte e Lazer: aula de zumba, prática de slackline, jogos e brincadeiras, aferição de IMC.

Segurança e Trânsito: Guarda Mirim e apresentação dos serviços da Ronda de Prevenção Escolar, Ronda Ostensiva Municipal, Ronda de Apoio à Família, educação de trânsito e Defesa Civil.

Desenvolvimento Urbano: atendimento informativo sobre cadastro no programa Minha Casa, Minha Vida e sobre regularização fundiária.

Meio Ambiente: oficinas educativas de reaproveitamento de materiais usados e de reaproveitamento de óleo de cozinha e ouvidoria para registro de denúncia ambiental.

Cultura e Turismo: Projeto Pé de Livros (contação de histórias), recreação e apresentação de mágicas (Palhaço Beleza), apresentação de capoeira (Grupo Mocambos) e apresentação do Projeto Charola Quadro a Quadro, com contação de histórias e distribuição de livros.

Educação: teatro de fantoches, pintura em tela, resgate de brincadeiras antigas, oficina de leitura e contação de histórias e jogos pedagógicos inclusivos.

Procon: atendimento ao consumidor.

Fazenda: orientações sobre IPTU.

Administração: palestras sobre o Setembro Amarelo (campanha de prevenção do suicídio), em parceria com a empresa Innovar.

Detran: distribuição de informativos sobre educação no trânsito, oficinas abertas à comunidade, informações gerais sobre CNH e encaminhamentos para atendimentos nas unidades do Detran.

Centro Universitário São Camilo: atendimentos de equipes de enfermagem, psicologia e direito.

Polícia Ambiental: exposição de animais taxidermizados, educação ambiental e distribuição de folders e informativos sobre o trabalho da Polícia Ambiental.

Polícia Militar: palestras do Proerd

Multivix: acolhimento psicológico com foco na campanha Setembro Amarelo

Rochativa: atendimento odontopediátrico

Casa do Cidadão: confecção de RG