Trânsito muda no Centro, neste sábado (29), durante Desfile Cívico Escolar

Evento terá início às 8h30, na Linha Vermelha

O tradicional Desfile Cívico Escolar da Festa de Cachoeiro será realizado na Linha Vermelha na manhã deste sábado (29), Dia de São Pedro, padroeiro do município. Por causa do evento, o trânsito no Centro da cidade será alterado entre 6h e 13h.

O tráfego de veículos estará proibido na rua Coronel Francisco Braga, com bloqueio próximo ao Posto Nogueira. Também serão bloqueados os acessos à Linha Vermelha pela rua Reinaldo Machado (bairro Recanto, rua do Sindicado dos Ferroviários).

Outra interdição ocorrerá no acesso à praça Pedro Cuevas Júnior (Praça do Roberto Carlos) pela rua Coronel Marins (bairro Recanto). Neste caso, o tráfego será desviado no sentido Basileia para as ruas Luiz Sacramento, Antônio G. Soares, Álvaro Ramos e Reinaldo Machado, e a avenida Beira Rio poderá ser acessada pela rua Basílio Pimenta – que terá proibição para estacionamento nos dois sentidos da via.

No caso do transporte coletivo, o itinerário dos ônibus será desviado para a rua Basílio Pimenta com destino à avenida Aristides Campos. A partir desse ponto, os coletivos que precisarem passar pelo Centro o farão pela avenida Francisco Lacerda de Aguiar e pelas ruas Antônio Penedo, Rui Barbosa, Costa Pereira e Dona Joana.

“É preciso garantir a segurança das pessoas que vão participar do desfile e, por isso, pedimos o apoio e compreensão dos condutores, que poderão contar com o auxílio de nossos agentes de trânsito. Fica o convite para que todos aproveitem a oportunidade para prestigiar esse belíssimo momento que marca a Festa de Cachoeiro todos os anos”, afirma o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes.

Um dia no país das maravilhas

O desfile terá início às 8h30. As escolas municipais participantes vão apresentar o tema “Um dia no país das maravilhas”, inspirado no clássico da literatura mundial “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”.

Desfilarão alunos – do maternal I ao 9º ano do ensino fundamental – da “Sirda Rocha dos Santos”, “Áurea Bispo Depes”, “Anísio Vieira Ramos”, “Galdino Theodoro da Silva”; “Anacleto Ramos”; “José Taveira dos Santos” e “Albertina Macedo”. Cada uma vai apresentar um subtema presente na obra.

“O que será apresentado na avenida é fruto de um longo trabalho, feito nas salas de aula, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. Será um belo espetáculo. Temos certeza de que vamos agradar o público”, destacou a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Além dessas unidades de ensino, desfilarão instituições como Tiro de Guerra, Apae, Guarda Civil Municipal, bandas 26 de Julho e Lira de Ouro, Bombeiros, Defesa Civil, Liceu Muniz Freire e Polícia Ambiental e grupos da sociedade civil. Uma grande arquibancada foi montada no local para que o público possa acompanhar o evento de forma mais confortável.

Programação do desfile
Tema geral: “Um dia no país das maravilhas”

Abertura às 8h30, com hasteamento das bandeiras com Hino Nacional

Sequência:

1. Tiro de Guerra – Banda

2. Apae – Apresentação dos trabalhos desenvolvidos

3. Banda Marcial “Samuel Malheiros”, da Escola Estadual Domingos Ubaldo

4. Abertura: Comissão de Frente – Alunos da Rede Municipal de Educação

5. EMEB “Sirda Rocha dos Santos”
Personagem: Coelho
Tema: Quanto tempo dura o eterno? Às vezes, apenas um segundo.

6. EMEB “Albertina Macedo”
Personagem: Coelho
Tema: Dizem que o tempo resolve tudo

7. EMEB “José Taveira dos Santos”
Personagem: Lagarta
Tema: Transformar é preciso

8. EMEB “Áurea Bispo Depes”
Personagem: Gato
Tema: Se você não sabe onde quer ir… qualquer caminho serve

9. EMEB “Anisio Vieira de Almeida Ramos”
Personagem: Lebre de Março
Tema: Fujo da loucura determinando o lugar onde quero chegar

10. EMEB “Anacleto Ramos”
Personagem: Chapeleiro
Tema: A única forma de chegar ao impossível, é acreditar que é possível.

11. EMEB “Galdino Theodoro da Silva”
Personagem: Rainha de Copas
Tema: Não há confiança, amor ou amizade se não houver respeito

12. Banda 26 de Julho