Trânsito seguro: campanha Maio Amarelo é aberta em Cachoeiro

Movimento segue por todo o mês, com ações de conscientização
Foto: Márcia Leal/PMCI

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a programação do movimento Maio Amarelo foi inciada em Cachoeiro, nesta terça-feira (2). A cerimônia de abertura foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença de diversas autoridades. O evento contou com palestra proferida pelo gerente de educação de trânsito da Prefeitura, Paulo Bento, sobre a campanha.

“O Maio Amarelo é um mês em que aproveitamos para alertar à população sobre os altos índices de acidentes no trânsito. É um momento para que nós, como sociedade, possamos refletir sobre como ter um trânsito mais seguro para todos. A responsabilidade disso é de todos nós”, enfatizou.

Durante o mês, equipes da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semseg), farão ações educativas em escolas, empresas, comércios, igrejas, pontos de ônibus e nos semáforos, como a distribuição de panfletos com regras e dicas relativas ao trânsito.

No dia 21, será realizada uma ação especial para as crianças. Na Praça de Fátima, a partir das 9h, será montada a “Transitolândia”, jogo que simula uma pista, em que os participantes vão responder questões e aprender sobre regras e elementos do sistema de trânsito. A atração será aberta a todo o público infantil.

“Precisamos conscientizar as gerações mais novas. As crianças são o futuro e, por isso, ações como essas são importantíssimas para que conquistemos avanços e paz no trânsito”, salienta o secretário de Segurança e Trânsito e vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes Barbosa.

Em sua fala na cerimônia, o prefeito Victor Coelho destacou que sociedade civil e o poder público precisam trabalhar em conjunto pela construção de um trânsito mais seguro e civilizado.

“Além de desenvolver ações educativas, temos trabalhado para melhorar a infraestrutura das pistas, com nova pavimentação e reforço na sinalização, e é indispensável que os protagonistas do trânsito estejam cientes das suas responsabilidades e deveres”, ressaltou.

Confira dicas para um trânsito mais seguro

Motociclistas: Sempre usem capacetes e equipamentos de segurança (luvas, jaquetas, botas e calças. Opte por materiais de maior resistência); transite com faróis acessos; use a faixa de tráfego e, caso seja um motoboy, faça um curso regulamentado pelo Conselho nacional de Trânsito (Contran), além disso, a moto deverá ter os dispositivos de segurança exigidos para essa atividade.

Ciclistas: Prefira vias de pouco tráfego; use capacete e equipamentos de segurança obrigatórios, como: campainha, sinalização e espelho retrovisor; transite pela ciclovia, ciclofaixa ou acostamento e nunca transporte carga que interfira no seu equilibro.

Motoristas: Esteja sempre com a Carteira de Habilitação e o documento do veículo regularizados; crianças menores de dez anos têm de estar no banco traseiro, com equipamento adequado; mantenha o veículo em boas condições; respeite a velocidade média permitida e sempre utilize o cinto de segurança.

Pedestres: Fiquem atentos às saídas dos carros das garagens; use a faixa de pedestre; utilize as calçadas e olhe para os lados antes de atravessar.