Com medidas de segurança

Turmas de maternal da rede municipal retornam às aulas presenciais

Escolas se prepararam para receber os alunos, que têm 3 e 4 anos, durante a pandemia
Foto: Márcia Leal/PMCI

Depois de mais de um ano longe das salas de aula, em função da pandemia, turmas de maternal III e IV da rede municipal de ensino de Cachoeiro puderam retornar às aulas presenciais, nesta segunda-feira (21), seguindo calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação.

Desde a entrada nos prédios, as escolas mostraram que estão preparadas para receber os alunos (de 3 e 4 anos), com aferição de temperatura, tapetes sanitizantes, higienização das mãos com álcool em gel 70%. Todos de máscara e, nas salas de aula, com capacidade ocupada em apenas 50%, o distanciamento é garantido.

Na escola municipal “Pe. Jefferson Luiz de Magalhães”, a supercreche do bairro Boa Vista, dona Elza Ferrari Ramos acompanhou a neta no retorno às atividades.

“Eu ajudo na criação da minha neta, porque eu moro perto e estou sempre presente. Posso dizer que em casa estava sendo complicado, tanto para os pais, quanto para a criança, que estava com saudade da escola. O retorno estava sendo muito aguardado e eu senti confiança em tudo que foi passado para gente. Acredito que estão preparados”, afirmou.

Quem também ficou feliz com o retorno foi Mônica Claudino, mãe de um aluno da creche. “Foi muito tempo dentro de casa. As crianças ficavam estressadas e ociosas por não terem muito o que fazer. Agora, é momento de sair de casa para aprender e se distrair. A escola fez muita falta e sinto que vai ser bom para eles, confio na segurança”, disse.

“É uma alegria poder receber os alunos do maternal novamente, depois de um longo período. Estamos preparados, seguindo todas as normas sanitárias, nossos servidores foram orientados e estudamos o plano de retorno. As crianças demonstram felicidade em retornar, porque, mesmo com o distanciamento, é importante essa interação e diálogo com crianças da mesma idade. Nós estamos aqui para cuidar e educar”, frisa a gestora da supercreche, Polyana Fim.

A secretária municipal de Educação, Cristina Lens, ressalta que, em um momento atípico como o atual, o acolhimento e a adaptação são fundamentais nesse retorno. “Estamos intensificando o diálogo e escuta às famílias, informando todas medidas protetivas adotadas, para que se sintam tranquilos e seguros. Nossas unidades estão bem equipadas e seguindo rigorosamente os protocolos sanitários”, completou.

Ensino híbrido

O retorno às atividades presenciais na rede municipal ocorre de forma gradual, em etapas e com revezamento. As aulas estão sendo realizadas dentro das regras do modelo de ensino híbrido, em que os estudantes alternam uma semana com aulas presenciais e uma semana com ensino remoto.

O calendário de retomada das aulas presenciais segue da seguinte forma: em 30 de junho, para as turmas de maternal III e IV (Grupo 2); em 5 de julho, para as turmas de Maternal I e II (Grupo 1); e em 19 de julho, para as turmas de Maternal I e II (Grupo 2).

Retorno das turmas de 6º a 9ª ano

Também voltaram às salas de aula, nesta segunda-feira, turmas do ensino fundamental II (6ª e 9ª ano; grupo 2) que não puderam retornar na semana passada, quando Cachoeiro estava em risco alto para Covid-19.