Unidade de saúde do BNH de Cima recebe serviços de manutenção

Melhorias viabilizadas pela prefeitura devem ser concluídas em dois meses

A unidade básica de saúde (UBS) do bairro Dr. Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima) passa por melhorias em seu prédio, viabilizadas pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, atualmente, por meio dos serviços de manutenção corretiva e preventiva.

As ações incluem nova pintura e uma série de reparos nas partes interna e externa do imóvel. A previsão de término é para os próximos 60 dias.

Além da UBS do BNH de Cima, as unidades dos bairros Aeroporto e São Luiz Gonzaga e, ainda, o ponto de apoio da localidade de Independência são contempladas, hoje, por essa frente de serviço, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e que conta com investimento superior a R$ 2 milhões, proveniente de recursos próprios e do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

Já a UBS do bairro União, também beneficiada pela iniciativa, recebe retoques finais em sua manutenção. Recentemente, o serviço foi concluído no ponto de apoio da localidade de Monte Verde.

Em breve, as ações serão iniciados nos distritos de Itaoca – em sua UBS e em sua Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – e em São Vicente e, posteriormente, nas demais regiões da área urbana e do interior do município.

Além de ganharem melhorias nas instalações físicas, as unidades básicas de saúde passam a contar com novos equipamentos, como aparelhos de ar-condicionado, mesas, cadeiras, longarinas e geladeiras para armazenamento de vacinas.

“É importante lembrar que as unidades básicas de saúde de Cachoeiro, em sua maioria, são estruturas antigas. Daí que essas intervenções têm por objetivo adequar esses prédios às normas preconizadas pelo Ministério da Saúde, para, principalmente, proporcionar bem-estar aos usuários dos serviços ofertados nas unidades”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.