Notícias

Campanha

Unidades Básicas de Saúde oferecem vacinação contra HPV

A meta é imunizar 80% do público-alvo até o fim deste ano
Foto: Divulgação/PMCI

A imunização contra HPV está disponível nas salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeiro. O objetivo é atingir a meta de 80%, estabelecida pelo Ministério da Saúde, até o final deste ano.

Meninas de 9 anos até menores de 15 anos, e meninos de 11 anos até menores de 15 anos devem receber a imunização, que é dividida em duas fases. A segunda dose precisa ser tomada 6 meses após a primeira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em Cachoeiro, cerca de 75% do público-alvo feminino já foi vacinado. Porém, apenas 56% dos meninos foram imunizados.

Para se vacinar, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima que tenha sala de vacinas, levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacinação.

“A vacina contra HPV é extremamente segura e importante. Essa é a melhor forma de prevenir outras doenças no futuro. Reforçamos para que procurem alguma das nossas unidades de saúde e mantenham o cartão de vacinação atualizado”, ressalta a secretária municipal de Saúde em exercício, Alexandra da Penha Araújo Cruz.

HPV

A vacina protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil. Após tomar as duas doses da vacina, o organismo produz os anticorpos necessários para combater o vírus e, assim, caso a pessoa seja infectada, não desenvolve a doença.

A principal ação da vacina contra HPV é a prevenção do câncer de colo do útero, o segundo de maior prevalência nas mulheres no Brasil.

Vacinação

Existem Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Programa Saúde na Hora, que funcionam das 8h às 19h. São elas: IBC, Aeroporto, Amaral e Paraíso. Essa realidade é uma boa oportunidade para os responsáveis, que trabalham até as 18h, levarem os adolescentes para vacinar.

De segunda a sexta-feira, as UBS funcionam de 8h às 16h. Já as UBS que não possuem sala de vacinas ofertam o serviço de vacinação uma vez por semana, das 9h às 15h. São elas: Parque Laranjeiras e Agostinho Simonato, às terças-feiras; Nossa Senhora da Penha, às quartas; Gironda, às quintas (de 9h às 12h) e Vila Rica, Agostinho Simonato e Recanto, às sextas-feiras.

Confira a lista das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h:

Sala de vacinação da Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu”
Aquidaban
Aeroporto
IBC
Novo Parque
Abelardo Machado
Gilson Carone
Village da Luz
Amaral
Alto União
São Luiz Gonzaga
BNH de baixo
BNH de cima
Zumbi
Paraíso
Coramara
Nossa Senhora Aparecida
Valão

Interior

Soturno
Burarama
Pacotuba
Córrego dos Monos
Itaoca
Conduru