Dia do Idoso

Unidades básicas intensificam ações de saúde para a terceira idade

Atividades são realizadas em comemoração ao Dia do Idoso

Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso (1º de outubro), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promove uma série de ações para a terceira idade em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeiro.

Atendimentos médicos, de enfermagem, vacinação e exames voltados a esse público foram intensificados, bem como orientações sobre saúde bucal, atividades físicas e outros cuidados.

Na unidade do bairro Jardim Itapemirim, por exemplo, nesta terça (1) teve palestra com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), abordando temas como depressão e autocuidado. Já no bairro Aquidaban, foi realizada a capacitação dos cuidadores no Lar João XXIII, com o tema “Como realizar higiene oral no idoso?”.

Nesta quinta-feira (3), no bairro Amaral, a partir das 7h30, tem palestra sobre “Autocuidado e risco de quedas”. No bairro Parque Laranjeiras, nesta sexta-feira (4), a partir das 7h30, haverá atendimento médico e de enfermagem e também será realizada a palestra “Autocuidado e risco de quedas”.

Na próxima semana, na quarta-feira (9), as ações acontecerão no bairro Village, a partir das 8h, com palestra “Como envelhecer com saúde” e atendimento médico, odontológico e de enfermagem. Na quinta-feira (10), no bairro Vila Rica, no mesmo horário, será realizada a palestra “Autocuidado e risco de quedas” e coleta de material para exame preventivo para as idosas.

“É importante aproveitarmos a passagem dessa data comemorativa para reafirmamos nosso compromisso com a saúde do idoso, evidenciando os serviços que oferecemos para esse público, além de ajudarmos a conscientizar a população sobre a promoção da saúde na terceira idade”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.