Notícias

Até sexta-feira (5)

Unidades de saúde estendem horário de atendimento para vacinação contra Covid-19

Extensão do horário é para as UBS do município que possuem sala de vacinas
Foto: Márcia Leal/PMCI

Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeiro de Itapemirim, com salas de vacina, estão com horário estendido até sexta-feira (5), para atender mais pessoas que precisam se vacinar contra a Covid-19. Assim, 24 UBS da sede e do interior do município estão com atendimento das 8h às 19h nesta semana. (Veja a lista abaixo.)

O horário estendido nas unidades é apenas para vacinação contra a Covid-19, não para os demais serviços de saúde – com exceção das quatro UBS do programa Saúde na Hora, que já tem extensão de horário rotineiramente (Aeroporto, Amaral, Jardim Itapemirim e Paraíso).

Devem se vacinar: pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose; pessoas que estão com a segunda dose atrasada ou por vencer; pessoas de 60 anos ou mais que devem receber a dose de reforço; imunossuprimidos (baixa imunidade), desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de 28 dias; profissionais de saúde, desde que tenham tomado a segunda dose ou vacina de dose única há seis meses ou mais.

Para os idosos, houve redução do tempo de espera entre a segunda dose e a dose de reforço de cinco para quatro meses.

No caso das pessoas que precisam tomar a segunda dose, poderão se vacinar quem recebeu vacina: da Astrazeneca, há mais de 56 dias (8 semanas); da Pfizer, há mais de 56 dias (8 semanas); da Coronavac, há mais de 28 dias (4 semanas).

Também passou a ser permitido que pessoas que tomaram a vacina da Astrazeneca, há 56 dias ou mais, recebam a segunda dose com o imunizante da Pfizer.

Para receber a vacina, é necessário mostrar documento de identidade, cartão de vacinas e cartão do SUS ou CPF.

“O horário estendido é uma grande facilidade, principalmente, para quem tem mais dificuldade de sair do trabalho no horário comercial. Estamos sempre buscando novas estratégias alcançar o conjunto da população. Pedimos a todos os cachoeirenses que não deixem de se vacinar”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Unidades com sala de vacinação

UBS Aquidaban
UBS Aeroporto
UBS IBC
UBS Novo Parque
UBS Abelardo Machado
UBS Gilson Carone
UBS Village da Luz
UBS Amaral
UBS Alto União
UBS São Luiz Gonzaga
UBS BNH de Baixo
UBS BNH de Cima
UBS Zumbi
UBS Paraíso
UBS Coramara
UBS Nossa Senhora Aparecida
UBS Elpídio Volpini
UBS Otton Marins

Interior

UBS Soturno
UBS Burarama
UBS Pacotuba
UBS Córrego dos Monos
UBS Itaoca
UBS Conduru