Notícias

Unidades de saúde intensificam orientações sobre amamentação

Objetivo é estimular a prática para proporcionar mais saúde para o bebê e para a mãe

Ao longo deste mês, as unidades básicas de saúde de Cachoeiro vão promover rodas de conversa e outras atividades para gestantes e mães, para esclarecer dúvidas sobre a amamentação e incentivá-la.

Organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada de 1º a 7 de agosto, as ações destacam a importância desse ato para a saúde do bebê – já que o leite materno contém propriedades imunológicas, que protegem contra enfermidades comuns na primeira infância – e da mãe – redução de riscos de depressão pós-parto, diabetes tipo 2, câncer de ovário e de mama.

Além disso, o ato de amamentar vivifica o relacionamento mãe-filho. Através do leite, o neném, desenvolve o tato, o olfato, e o paladar, por isso é recomendado que a amamentação seja exclusiva nos seis primeiros meses da criança.

Envolvimento dos pais

Neste ano, como a temática da semana mundial é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”, as ações nas unidades de saúde também buscam envolver pais e família no processo, pois embora seja de domínio da mãe, é importante que ela tenha apoio externo.

“A importância do ato e os benefícios que ele traz fazem toda a diferença. Por isso, é essencial incentivar o aleitamento e proporcionar às mães e gestantes todas as informações que elas precisarem. Com essas atividades, profissionais ensinarão técnicas que vão ajudar as mães e os bebês, nesse momento tão singular”, ressalta a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.

Saiba mais

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é realizada desde 1992. Foi estabelecida pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA) e tem o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). No Brasil, em abril de 2017, foi sancionada a Lei 13.435, que constituiu agosto como Mês do Aleitamento Materno.