Notícias

Março Lilás

Unidades de saúde orientam sobre prevenção do câncer do colo do útero

Orientações também serão dadas em evento na Praça Jerônimo Monteiro, no próximo dia 31
Foto: Márcia Leal/PMCI

Neste mês, unidades básicas de saúde (UBS) de Cachoeiro de Itapemirim intensificam as ações educativas relacionadas à prevenção do câncer do colo do útero, o terceiro mais incidente no público feminino e alvo da campanha Março Lilás.

O objetivo é incentivar as mulheres a realizarem, com regularidade, procedimentos de saúde que ajudem na identificação precoce de tumores.

Um dos principais pontos, na orientação repassada pelos profissionais das UBS, é a importância do exame papanicolau ou preventivo, que é realizado por meio das 32 unidades de saúde do município.

Indicado para mulheres a partir dos 25 anos, com vida sexual ativa, o teste permite identificar inflamações e alterações iniciais que, se descobertas e tratadas em tempo, evitam a evolução para o câncer.

Outra linha de combate ao tumor é a vacinação contra o HPV, vírus considerado principal fator de risco para o desenvolvimento da patologia. Em Cachoeiro, as doses são disponibilizadas nas salas de vacinas das UBS, para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Realizaram ações educativas, nos últimos dias, as unidades de saúde dos bairros Novo Parque, Paraíso e Jardim Itapemirim.

“Prevenção aliada ao conhecimento são ações que podem diminuir a incidência desse mal que acomete muitas mulheres. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reforça o pedido para a participação feminina nessas atividades que podem ajudar a salvar vidas”, salienta a secretária de Saúde, Luciara Botelho.

Ainda de acordo com a secretária, se a mulher, com idade entre 25 e 64 anos, não tiver feito o exame no último ano, ela deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, para agendar o procedimento.

Saúde Integral

As ações não ficarão restritas às unidades básicas. Para o próximo dia 31, a Semus prepara mais uma edição do evento “Saúde Integral”. Será na Praça Jerônimo Monteiro, para lembrar, além do Março Lilás, o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição (31) e o Dia Nacional de Combate à Tuberculose (24), comemorados neste mês.

Das 8h às 12h, será oferecida uma série de serviços de saúde, como aferição de pressão arterial; teste de glicemia capilar; orientações sobre alimentação saudável e atendimento com nutricionista para pacientes com sobrepeso; atendimento de enfermagem a pacientes sob suspeita de tuberculose; orientações do programa de controle de tabagismo; palestra sobre prevenção do câncer de colo de útero e orientações psicológicas.