PreviNEO

Unidades de saúde passam a contar com plataforma digital para identificar câncer

Foto: Montagem/PMCI

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeiro contam, agora, com a plataforma digital PreviNEO, que vai ajudar na identificação precoce de cinco tipos de cânceres. A avaliação de risco oncológico poderá ser realizada nas UBS por meio da ferramenta, que calcula a suscetibilidade do paciente para o desenvolvimento dos cânceres de próstata, mama, colo do útero, pulmão e cólon.

A verificação é feita por meio de diversas perguntas específicas, presentes na plataforma, que auxiliam na possível identificação, pois a PreviNEO apresenta um algoritmo de cálculo de acordo com os fatores de risco que o paciente apresentar.

Para ter acesso à avaliação, o paciente pode marcar um agendamento com o enfermeiro da UBS, que deve ser feito de modo on-line (https://agende.cachoeiro.es.gov.br/) ou comparecendo à unidade. A plataforma também pode ser acessada pelo próprio paciente para uma autoavaliação.

“Essa ação é uma parceira da Prefeitura de Cachoeiro com o Hospital Evangélico. Nosso objetivo é ter mais uma forma de identificar, precocemente, pacientes, por meio da Atenção Primária, e proceder com o tratamento o mais breve possível, caso necessário”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.