Esclarecimento

Vacina sobrando? Saiba mais sobre campanha de imunização contra Covid-19 em Cachoeiro

Avanço da vacinação depende da quantidade de doses enviadas ao município
Foto: Márcia Leal/PMCI

Parte da população de Cachoeiro de Itapemirim tem questionado o porquê de a vacinação contra a Covid-19 ainda não ter avançado para pessoas menores de 30 anos no município, alegando que há vagas sobrando no agendamento para pessoas de 30 a 39 anos. Outros perguntam a razão de não haver um calendário estabelecido para cada faixa etária. Diante dessas dúvidas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) faz alguns esclarecimentos.

A campanha de imunização depende do envio de doses de vacina pelo Ministério da Saúde aos estados e destes para os municípios. Devido à grande demanda e à não disponibilidade de doses para todas as pessoas, a vacinação avança seguindo ordem dos grupos prioritários, mas sem possibilidade de se estabelecer um cronograma fixo.

O município é notificado da remessa de novas doses pouco tempo antes de elas chegarem e é preciso organizar a distribuição para que não falte vacina para ninguém.

É importante destacar, ainda, que os lotes das primeiras e segundas doses não podem se misturar. Ou seja, a chegada de mais vacinas e o eventual aumento do estoque não significa, necessariamente, que a campanha conseguirá avançar para mais grupos.

Outro ponto importante é que o município não pode avançar a vacinação para outro grupo sem alcançar, pelo menos, 90% do público-alvo da etapa em andamento. Cachoeiro tem uma população estimada em 29.986 pessoas de 30 a 39 anos, e 24.391 pessoas haviam se vacinado até a manhã desta quinta-feira (5). Desse modo, quando o número de vacinados nessa faixa etária chegar a 26.900, a população abaixo de 30 anos começará a ser incluída – dependendo, claro, da disponibilidade de doses.

“Não temos tido casos de doses da primeira aplicação sobrando, todas são utilizadas. Entendemos a ansiedade da população, mas estamos seguindo, estritamente, o que determinam o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde – e a campanha já avançou bastante, com mais de 100 mil doses aplicadas no município. Vale ressaltar que o combate à pandemia também depende de todos continuarem seguindo os protocolos sanitários, inclusive quem já se vacinou”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Mais dúvidas podem ser esclarecidas por meio da página de perguntas e respostas sobre a vacinação da Prefeitura de Cachoeiro: www.cachoeiro.es.gov.br/vacinacao.

Para conferir o número atualizado de doses aplicadas no município, acesse o Portal Covid-19 Cachoeiro: www.cachoeiro.es.gov.br/covid19.