Campanha

Vacinação contra gripe continua para pessoas com doenças crônicas

Mais de 4,3 mil cachoeirenses já foram vacinados nesta etapa da campanha
Foto: Márcia Leal/PMCI

Pessoas com bronquite, asma, hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas devem procurar as unidades básicas de saúde (UBS) com sala de vacina de Cachoeiro para tomar a dose contra gripe. A segunda fase da campanha nacional de vacinação seguirá até a próxima semana e contempla, também, profissionais das forças de segurança, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo.

Mais de 4,3 mil cachoeirenses já foram vacinados nesta etapa, que foi iniciada no último dia 16. O atendimento para vacinação nas UBS é feito de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Os portadores de doenças crônicas devem estar munidos de laudo médico antigo ou atualizado, exames laboratoriais ou de imagem que identifiquem a condição crônica.

Os caminhoneiros, para tomar a dose, devem apresentar carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes, de motorista (categoria C e E) ou crachá funcional.

Já os trabalhadores de transportes coletivos devem levar carteira de trabalho, carteira de sócio (a) dos sindicatos de transportes, sindicato dos motoristas e cobradores, carteira de motorista (categoria D e E) ou crachá funcional.

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos portadoras de doenças crônicas também podem comparecer com laudo para receber a dose.

Etapas

A primeira fase da campanha foi voltada a idosos e profissionais da saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 23.416 idosos já foram imunizados (superando a meta estabelecida), bem como mais de 5 mil profissionais da saúde. Os que ainda não se imunizaram podem tomar a dose ao longo da campanha.

A terceira e última etapa da vacinação foi subdivida em duas fases. A primeira, que começa em 11 de maio, visa imunizar crianças entre 6 meses de vida e menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com deficiência.

Já a partir do dia 18 de maio, a vacinação será para o grupo dos professores e adultos de 55 a 59 anos de idade. A campanha será realizada até o dia 6 de junho.

Dia D

Inicialmente, previsto para o dia 9 de maio, o Dia D da campanha não será mais realizado em Cachoeiro, para evitar a formação de aglomerações, uma medida preventiva relativa à transmissão do Covid-19.