Confira quais

Vacinação contra meningite tipo C e HPV é ampliada para novos públicos

Imunizantes estão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, ampliou o acesso à vacina contra meningite tipo C para adolescentes e jovens de 13 a 19 anos e, também, para trabalhadores da área da saúde de qualquer faixa etária. Serão vacinados os indivíduos ainda não imunizados contra a doença, em acordo com o Programa Nacional de imunizações (PNI).

Para esses públicos, o imunizante estará disponível até o próximo dia 30 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e interior do município que possuem sala de vacinação e na Policlínica Municipal “Bolivar de Abreu” (Centro de Saúde). A imunização é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. É necessário levar a carteira de vacinação e documento de identificação.

De acordo com a Semus, apesar da faixa etária de maior risco de adoecimento pela meningite tipo C ser composta por crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e jovens adultos são os principais atores responsáveis pela manutenção da circulação da doença.

“Embora estejam menos suscetíveis ao adoecimento pela meningite tipo C, os jovens adultos são os maiores responsáveis pelo prosseguimento da circulação da doença. A única forma de controlar essa situação é manter altas coberturas de vacinação”, explica o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Vacinação de HPV também ampliada

Além da vacina contra meningite tipo C, o Ministério da Saúde ampliou, também, o acesso à vacina contra HPV na população masculina com doenças imunossupressoras, pacientes transplantados, oncológicos ou vivendo com HIV.

O imunizante pode ser encontrado em todas as salas de vacinação do município, com esquema vacinal de três doses.