Confira as mudanças

Vacinação de idosos de 75 a 79 anos, nesta segunda (15), tem estratégia alterada

Atendimento será descentralizado, em 20 unidades de saúde da cidade e cinco do interior

Com a classificação de risco alto para Covid-19 em Cachoeiro, a partir de segunda-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mudou a estratégia da ação de vacinação de idosos de 75 a 79 anos contra a doença, que ocorrerá no mesmo dia.

Em vez de um único ponto de vacinação para moradores da sede do município, no pavilhão da Ilha da Luz, como havia sido programado inicialmente, 20 unidades da rede municipal de saúde (ver lista abaixo) farão o atendimento.

Cada unidade disponibilizará 20 senhas, que começarão a ser distribuídas às 8h de segunda. Para evitar que o idoso enfrente fila, elas poderão ser retiradas por parentes ou amigos. Cada pessoa poderá retirar apenas uma senha, mediante apresentação de documento de identificação do idoso (RG, CPF ou cartão do SUS) que comprove que ele se enquadra na faixa etária que é alvo da ação.

Na entrega da senha, será feito o agendamento do horário em que o idoso será atendido na unidade, para evitar filas. A vacinação em todos os locais começará às 13h.

Para vacinar, o idoso deve apresentar o documento de identificação (RG, CPF ou Cartão SUS) e o cartão de vacinas. Ele pode estar acompanhado de apenas uma pessoa, e o uso de máscaras de proteção é obrigatório para todos.

Município recebeu apenas 549 doses, mas receberá mais nas próximas semanas

As 400 doses de vacina que serão usadas nessa ação de imunização fazem parte do primeiro lote repassado pelo governo estadual ao município, com 549 doses, para aplicação da primeira dose em idosos de 75 a 79 anos.

Com as outras 149, a Semus vai atender idosos dessa faixa etária que moram no interior do município, que terá cinco pontos de vacinação: as unidades básicas de saúde de Itaoca, Soturno, Córrego dos Monos, Burarama e Conduru. O atendimento nesses locais também será a partir das 13h de segunda.

“O quantitativo de doses que recebemos, até o momento, vai possibilitar a cobertura de apenas 15% dos idosos de 75 a 79 anos do município com a primeira dose. Mas queremos tranquilizar e pedir compreensão e paciência a quem não conseguir ser atendido agora, porque estamos recebendo novas doses semanalmente e temos feito uma vacinação dinâmica, que nos coloca entre os municípios capixabas que mais vacinaram contra a Covid-19”, frisa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.  

Acamados

Para idosos de 75 a 79 anos acamados, a orientação da Semus é que os responsáveis entrem em contato com a unidade básica de saúde mais próxima, a partir de segunda-feira, para fazer o agendamento da vacinação domiciliar, que será feita a partir da chegada de novas doses.

Pontos de vacinação para idosos de 75 a 79 anos, moradores da sede do município, na segunda-feira (15):

UBS Aquidaban

UBS Aeroporto

UBS Novo Parque

UBS Abelardo Machado

UBS Gilson Carone

UBS Village da Luz

UBS Amaral

UBS Alto União

UBS São Luiz Gonzaga

UBS BNH de baixo

UBS BNH de cima

UBS Zumbi

UBS Paraíso

UBS Coramara

UBS Nossa Senhora Aparecida

UBS Jardim Itapemirim

UBS Otton Marins

UBS Vila Rica

UBS Recanto

Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu”