Imunização

Vacinações contra Covid-19 e outras doenças seguem nesta semana

As ações das campanhas estão acontecendo em unidades básicas de saúde e na Policlínica Municipal Bolívar Abreu
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro (Semus) segue com suas campanhas de imunização, com o objetivo de atuar no controle e diminuição de doenças imunopreveníveis – aquelas que podem ser evitadas com a vacinação, como poliomielite e tétano.

A campanha de multivacinação, com foco em atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, já está em andamento. Para receber as doses, é preciso que o responsável compareça com a criança, levando documento de identificação, cartão de vacina e CPF ou o cartão do SUS.

A ação, que acontece até o dia 29 de outubro, é voltada para crianças de zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Estarão disponíveis a vacina contra gripe (Influenza) e as que compõem o calendário básico do público-alvo, como BCG, hepatite A e B, pneumonia, meningite, pentavalente, poliomielite, rotavírus, febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana (DTP), VOP, varicela, HPV e meningite ACWY.

Também será oferecida a vacina contra meningite C para menores de 11 anos que não receberam a dose de reforço até 4 anos e 11 meses de idade.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem salas de vacinação e a Policlínica Municipal Bolivar de Abreu (Centro de Saúde) estão envolvidas na campanha, com atendimento de 8h às 15h.

No dia 16 de outubro, sábado, será o grande dia de mobilização nacional da campanha, o “Dia D” para ampliar o atendimento.

“Estamos com várias frentes de vacinação em nosso município, seguindo com a imunização contra Covid-19 e ofertando as vacinas do calendário básico nacional. É muito importante que os pais levem seus filhos para atualizarem suas cadernetas de vacinação”, frisou o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Vacinação contra Covid-19 e gripe (Influenza)

A vacinação contra Covid-19 e gripe também continuam ocorrendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeiro e na Policlínica Municipal Bolivar de Abreu (Centro Municipal de Saúde). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Não é necessário agendamento.

Também há um ponto de vacinação durante o funcionamento do mutirão do IPTU, que está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na quadra da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários –  as vacinas estão sendo aplicadas no período da manhã.

Quem pode tomar vacina contra Covid-19?

Pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose; pessoas que estão com a segunda dose atrasada ou por vencer; pessoas de 60 anos ou mais que devem receber a dose de reforço, desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de cinco meses; imunossuprimidos (baixa imunidade), desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de 28 dias.

No caso das pessoas que precisam tomar a segunda dose, poderão se vacinar quem recebeu vacina: da Astrazeneca, há mais de 70 dias (10 semanas); da Pfizer, há mais de 56 dias (8 semanas); da Coronavac, há mais de 28 dias (4 semanas).

Quem pode tomar vacina contra gripe?

A vacina contra a gripe é direcionada a todas as pessoas acima de seis meses de vida.