Campanha

Vacinômetro: mais de 15% dos cachoeirenses receberam 1ª dose contra Covid-19

No total, já foram aplicadas 38.878 vacinas no município, entre primeira e segunda dose
Foto: Márcia Leal/PMCI

Mais de 15% da população de Cachoeiro já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 – levando em conta o levantamento populacional de 2020 do IBGE. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou a aplicação de 38.878 doses, conforme constava no último balanço, até a manhã desta terça-feira (13). Desse total, 31.874 dizem respeito à primeira dose, e 7.004, à segunda dose.

Nesta segunda-feira (12), foi iniciada a vacinação em pessoas de 60 a 64 anos que realizaram o agendamento no sábado (10), por telefone. As aplicações ocorreram em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e do interior.

Além dos idosos a partir dos 60 anos, os outros grupos prioritários contemplados pela campanha incluem, até o momento: trabalhadores da saúde; pessoas acolhidas em instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) e seus cuidadores; quilombolas; e profissionais da área de segurança pública.

“Está prevista a chegada de mais doses, ainda esta semana, para dar continuidade à campanha. Pedimos que a população mantenha a calma; no caso do grupo de 60 a 64 anos, por exemplo, recebemos uma remessa inicial pequena, mas todos serão contemplados. É importante lembrar, também, que mesmo quem já se vacinou precisa continuar mantendo todas as medidas sanitátias preventivas”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

A Prefeitura de Cachoeiro segue o Plano Nacional de Imunização e realiza diferentes estratégias para vacinar a população, a partir do número de doses disponibilizadas pelo governo federal e repassadas pelo governo estadual. Até o momento, o município recebeu 46.694 doses – somando primeiras e segundas.

A evolução da vacinação pode ser acompanhada pelo portal www.cachoeiro.es.gov.br/covid19. Os dados da imunização são atualizados às quartas e sextas-feiras.