Cerco eletrônico

Veículo roubado é apreendido com ajuda do novo sistema de videomonitoramento

Sistema conta, atualmente, com 203 câmeras instaladas em diversos pontos da cidade
Foto: Divulgação/PMCI

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro realizou, na tarde da última quinta-feira (17), a primeira apreensão de um veículo com restrição de roubo por meio da utilização do novo sistema de videomonitoramento da Prefeitura, inaugurado no início deste mês.

O Fiat Palio Weekend Stile, de cor branca, foi roubado nas imediações da rua Eugênio Amorim, no Centro de Cachoeiro. Por volta das 16h, um sinal de alerta foi emitido para a Central de Videomonitoramento. Às 17h29, o veículo foi localizado em abordagem realizada por agentes da GCM.

A ação foi viabilizada graças à tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), presente em parte das 203 novas câmeras instaladas no município.

Esses equipamentos realizam uma leitura automatizada das placas dos veículos e as comparam com os bancos de dados das forças de segurança pública, e formam o primeiro sistema de cerco eletrônico em funcionamento no município.

“Tivemos o primeiro resultado em termos prático da nossa nova central de videomonitoramento, que conta com cerca de cinco vezes mais câmeras que o sistema anterior, auxiliando nossas forças de segurança no trabalho cotidiano de garantir a segurança dos cachoeirenses”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Novo sistema de videomonitoramento

O novo sistema de vigilância de Cachoeiro está instalado no Centro de Governança Municipal, inaugurado neste mês, no Centro Administrativo “Hélio Carlos Manhães”.

O complexo abriga uma moderna central de videomonitoramento, que opera câmeras com tecnologias variadas, como reconhecimento facial, avisos sonoros, leitura de placas de veículos e segurança perimetral.

Esses equipamentos funcionam de maneira integrada, possibilitando a rápida e eficaz tomada de decisão por parte dos órgãos de segurança de Cachoeiro no atendimento aos chamados dos cidadãos.