Combate ao crime

Veículo roubado é recuperado com auxílio do videomonitoramento

Ação conjunta foi realizada pela Guarda Municipal e a Polícia Militar
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em uma ação integrada entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar, mais um veículo roubado foi recuperado com a ajuda do novo sistema de videomonitoramento de Cachoeiro.

Na noite desta quinta-feira (28), o sistema acionou o Ciodes, dando conta que havia, na cidade, um veículo, de cor branca, roubado no município de Rio Novo do Sul. Segundo as informações, o carro estava no bairro Coronel Borges.

Os guardas municipais e policiais militares foram acionados. Durante a ação, eles foram informados que o veículo se deslocava em direção ao município de Vargem Alta. Um cerco foi montado e o carro foi abordado.

Quatro homens foram presos. Com um deles foi encontrada uma munição cal.380, intacta, uma bucha de maconha e documentos da proprietária do veículo roubado. Eles foram conduzidos à Delegacia Regional. O carro foi removido ao pátio credenciado.

“Mais uma vez destacamos essa integração na área de segurança de Cachoeiro. E, claro, também o sistema que é uma importante ferramenta que a municipalidade colocou à disposição da segurança pública da nossa cidade. Por conta do Centro de Governança, o veículo roubado em Rio Novo do Sul foi identificado pelas câmeras, que acusaram a restrição e foi imediatamente acompanhado pelos nossos guardas municipais e os policiais militares”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Segurança de Cachoeiro, Ruy Guedes.

Sistema de videomonitoramento

O novo sistema de vigilância de Cachoeiro está instalado no Centro de Governança Municipal, no Centro Administrativo “Hélio Carlos Manhães”.

O complexo abriga uma moderna central de videomonitoramento, que opera câmeras com tecnologias variadas, como reconhecimento facial, avisos sonoros, leitura de placas de veículos e segurança perimetral.

Esses equipamentos funcionam de maneira integrada, possibilitando a rápida e eficaz tomada de decisão por parte dos órgãos de segurança de Cachoeiro no atendimento aos chamados dos cidadãos.