Atenção, tutores!

Verão: confira dicas de como cuidar do seu pet durante as altas temperaturas

Foto: Divulgação/PMCI

Com a chegada do verão, as altas temperaturas podem prejudicar a saúde dos animais de estimação, por isso, os donos de pets devem ficar atentos com os cuidados necessários, para deixar os animais confortáveis e seguros nesta época do ano.

Para ajudar nisso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), por meio da Gerência de Proteção e Bem-Estar Animal, apresenta algumas dicas. Confira:

Fique atento aos horários para atividades físicas

Procure optar pelos horários em que a incidência solar seja menor, como nas manhãs e nos fins de tarde, para os passeios, caminhadas e brincadeiras. Superfícies muito quentes podem ferir as patinhas dos animais.

Mantenha a hidratação constante

Com o forte calor, o risco de desidratação é maior, por isso, mantenha as vasilhas dos pets com água fresca e, se possível, em diferentes áreas da residência. Quando for passear com o bichinho, lembre-se de levar uma garrafinha.

É importante, também, ficar atento aos sinais de desidratação que incluem: falta de elasticidade de pele (tugor cutâneo), gengivas secas, olhos saltados e secos, respiração bem ofegante, apatia e, até, a perda de apetite.

Ventilação

Se possível, deixe que os bichinhos tenham acesso a superfícies frias, como pisos de azulejo, para se refrescarem. Mantenha uma boa circulação de ar em ambientes fechados.

Banhos constantes

Banhos constantes são muito importantes para ajudar a manter a temperatura corporal dos pets estável. Outra boa dica é a de aplicar toalhas úmidas no corpo, especialmente nas patas e na barriga, que proporcionam alívio imediato do calor.

Tosa correta

Em bichinhos com pelos longos, é importante ter uma tosa mais curta para o verão. Isso ajuda a reduzir o acúmulo de calor.

Não deixe animais em carros

Não deixe os pets dentro de carros estacionados, mesmo que seja por pouco tempo. Com a alta temperada, o calor interno, dentro dos veículos, pode subir, rapidamente, colocando a vida do bichinho em risco.

Proteção solar

Animais de pele clara ou com pelos curtos podem sofrer queimaduras solares. É muito importante que o dono faça uma consulta ao veterinário sobre o uso de protetores solares específicos para pets, principalmente, nas orelhas, focinho e barriga.

Atenção a pulgas e carrapatos

Em épocas quentes e úmidas, a incidência de pulgas e carrapatos torna-se mais comum e, com isso, aumentam as doenças por eles transmitidas. Devido a isso, mantenha em dia os planos de prevenção de ectoparasitas do seu pet e de prevenção de endoparasitas também é de extrema importância, com a utilização adequada de vermífugos , para auxiliar na manutenção da saúde dos animais de estimação.

“Cães e gatos sofrem com o calor excessivo, no verão, e os cuidados com eles devem ser ainda maiores. Questões como passeio, alimentação, banhos e parasitas merecem uma maior atenção em dias quentes. Os animais que mais sofrem são os pets de pelagem longa, os de focinho curto e os que estão acima do peso. Independente da raça, é muito importante o tutor ficar de olho e prestar atenção aos sinais que o pet apresenta indicando que está sofrendo com o calor, como: boca aberta, fraqueza ou comportamento atípico e/ou respiração ofegante. Caso o tutor perceba qualquer um desses sintomas, ele deve procurar ajuda de um profissional Médico Veterinário”, explica a veterinária Tatiana Bahia, que atua na Gerência de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Cachoeiro.