Segurança no trânsito

Vias em três bairros de Cachoeiro recebem redutores de velocidade

As lombadas contribuirão para diminuir a velocidade dos veículos que passam pelos locais
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro realizou a implantação de redutores de velocidade – ou lombadas, como também são conhecidos – em três bairros da cidade.

Foram contempladas as ruas: João Antônio Vasques (Jardim Itapemirim); José Rebello e Irineu Hermógenes dos Santos (Nossa Senhora da Penha) e Gilberto Freire e Clementina de Jesus (Coramara). Os pontos com redutores de velocidade já se encontram sinalizados.

Confeccionadas pela Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat), as lombadas tem como objetivo garantir mais segurança aos pedestres e aos próprios condutores.

Para implantação de lombadas, é realizada uma avaliação técnica da Secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb) que, entre outros aspectos, avalia o risco potencial de acidentes, cujo fator determinante é o excesso de velocidade dos veículos.

“A instalação de lombadas visa combater o excesso de velocidade em vias urbanas, o que gera riscos para condutores e pedestres que circulam, diariamente, nessas regiões. Ao avaliarmos os locais para realizar esse tipo de intervenção, levamos em conta, entre outros fatores, o fluxo de veículos e, também, as características nos entornos dessas vias como, por exemplo, a presença de escolas”, comenta o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente de Cachoeiro, Alexandro da Vitória.

Para Sidney Alves, morador do bairro Nossa Senhora da Penha, a implantação das lombadas traz mais segurança para os moradores do local. “A velocidade com que os motoqueiros passam aqui é muito grande. Ficou muito bom o serviço. Parabéns para a Prefeitura!”, comentou.

População pode solicitar a instalação de lombadas

Os moradores de Cachoeiro podem solicitar, por meio da Ouvidoria Municipal, a avaliação técnica para instalação de redutores de velocidade em seus bairros.

Os atendimentos, no setor, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, pelos telefones 156, (28) 3155-5237 e (28), 98814-3357 (ligação e WhatsApp). Além disso, a população pode procurar os canais digitais, a qualquer dia e horário, para registrar suas manifestações: Portal do Cidadão, (www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral); aplicativo de celular “Todos Juntos” e WhatsApp Cachoeiro Online (98803-9552), opção 1.