Notícias

Atenção aos cuidados

Vigilância Sanitária alerta sobre consumo de alimentos no verão

População deve evitar o consumo excessivo de alimentos gordurosos, com muito sal e excesso de açúcar
Foto: Reprodução/Web

Com o início do verão, a Vigilância Sanitária de Cachoeiro de Itapemirim alerta a população para precauções a serem tomadas em relação à procedência, preparo e manutenção dos alimentos.

Por causa das altas temperaturas, a probabilidade da deterioração dos alimentos é grande. Se eles não estiverem bem armazenados e nas temperaturas ideias, o crescimento de bactérias é inevitável. Caso ingeridas, podem causar as chamadas doenças transmitidas por alimentos, DTAS, como infecção e intoxicação.

A Vigilância também reforça o alerta quanto à higienização dos ambientes e das pessoas que prestam serviços de atendimento e manipulação dos produtos.

“É muito importante que os consumidores conheçam bem o local ondem vão se alimentar. É indispensável escolherem locais que se atentam à limpeza, com atendentes bem paramentados e que tomem os devidos cuidados com a manipulação dos alimentos”, explica o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

O secretário também aconselha que a população evite o consumo excessivo de alimentos gordurosos, com muito sal e grande quantidade de açúcar.

“Alimentos frescos e de fácil digestão é a melhor escolha para manter a temperatura corporal mais baixa. Por isso, para essa época, verduras, frutas, legumes e vegetais, in natura, são mais interessantes do que os produtos processados”, ressalta.

Consumo de líquidos

Com o forte calor, o corpo tende a transpirar com mais frequência, na tentativa de equilibrar a temperatura. Dessa forma, é necessária a reposição de líquidos. Logo, o consumo deve ser maior, especialmente de água. No entanto, a população também precisa ter cuidado com a origem dos líquidos.

As pessoas devem se atentar para a qualidade da água, caso seja adquirida por compra, através de vendedores ambulantes e comércios e, se possível, quando saírem de casa, optem por levar suas próprias garrafinhas.