Saiba como participar

Wakanda Cachoeiro: inscrições abertas para oficinas de tranças nagô e maquiagem

Atividades estão na programação do evento, que será realizado na Praça de Fátima, na sexta (25) e no sabado (26)
Foto: Reprodução/Web

O público pode se inscrever para participar das oficinas gratuitas do evento Wakanda Cachoeiro, que será realizado neste fim de semana, na Praça de Fátima, em comemoração ao mês da Consciência Negra.

Marcada para às 10h de sexta (25), a oficina de tranças nagô será ministrada pela afroempreendedora Rosiane Moreira, que ensinará os segredos desse importante símbolo identitário afro.

No mesmo dia, às 15h, acontecerá a oficina de maquiagem, que será conduzida pela maquiadora Raquel Verediano.

Podem participar pessoas acima dos 16 anos, que devem preencher um formulário eletrônico disponível no site do evento (www.cachoeiro.es.gov.br/novembro-da-consciencia-negra2022), com suas informações pessoais e selecionar a oficina que deseja participar – uma ou mais. As vagas são limitadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov) de Cachoeiro, o objetivo, com as oficinas, é fortalecer a identidade afrodescendente por meio da valorização da cultura, beleza e estética negra, incentivando o autocuidado, além de oferecer oportunidade de qualificação profissional.

Outras atrações

Além das oficinas, o evento Wakanda Cachoeiro contará com diversas atrações ao público, como exposição de artesanatos, foodtruck, sarau, apresentações culturais, rodas de conversa, shows e brinquedos para crianças com a área “Wakanda Kids”.

Programação Wakanda Cachoeiro (25 de novembro)

9h – Abertura das barracas de artesanatos e praça de alimentação.

9h – Abertura do espaço Kids- Atração de mágica com o Tio Beleza.

10h – Oficina de Tranças Nagô com a Profissional AfroEmpreendedora Trancista Rosiane Moreira (Deverá ser realizada inscrição prévia via formulário on-line – acesse aqui).

13h – Atração de mágica com o Tio beleza para as crianças.

15h – Oficina de Maquiagem com a Profissional Raquel Veridiano (Devera ser realizado inscrição prévia via formulário on-line – acesse aqui).

16h – Caminhada “Existir e Resistir”, com a Juventude do CRJ Cachoeiro, em parceria com a Rede de Ensino Municipal e Estadual, aberta a toda população. Saindo da Ilha da Luz – BRK Ambiental

16h – Palestra interativa sobre “Racismo Institucional” ministrada pela Coordenadora Executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para as mulheres de Cachoeiro de Itapemirim Fayda Belo.

17h – Abertura Oficial do evento com autoridades.

17h30 – Apresentação Cultural com Centro de Referência das Juventudes (CRJ).

18h – Entrega das Homenagens “Troféu Consciência Negra”.

19h – Palco Livre “para você ser, estar e apresentar” (Deverá ser feito inscrição prévia via formulário on-line – acesse aqui).

20h – Show de Samba com o Grupo “Dim Dim do Cavaco”.

Programação Wakanda Cachoeiro (26 de novembro)

8h – Celebração “Todos Pelo fim da Intolerância Religiosa”.

9h – Abertura das barracas, praça de alimentação e do Espaço Kids.

10h – Apresentação de Caxambu da “Velha Rita”.

10h30 – Roda de Conversa com tema, Juventude Negra: “Direitos, Exclusões e Violências”, para compor a mesa, estão convidadas as Profissionais Gabriela Verediano e Viviane Lupim (Idelizadoras do projeto DescolonizeEduca), a Profissional Beatriz Fraga Professora de literatura e Luciene Francino mestre em história e membra da Academia Cachoeirense de Letras.

14h – Apresentação Cultural Escola de Capoeira Agogô de N’Zamb.;

15h – Show com o Grupo de Chorinho “Pó de Mico” na praça de alimentação.

16h30 – Apresentação cultural Bate Flecha com o Grupo “Mártir São Sebastião”.

17h30 – Concurso Rei e Rainha Wakanda (Deverá ser realizada inscrição prévia via formulário on-line – acesse aqui).

19h – Roda de Samba/ Pagode com o Grupo “Nó na Madeira”.

21h – Encerramento com Show nacional com a Banda Casaca.