Videoconferência

Prefeitura e iniciativa privada discutem retomada econômica pós-pandemia

Grupo de trabalho deverá realizar levantamentos sobre atividades econômicas do município
Foto: Divulgação/PMCI

Representantes da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e do Movimento Empresarial Sul Espírito (Messes) se reuniram por videoconferência, na manhã desta terça-feira (12). O objetivo foi debater o cenário econômico do município durante a pandemia de covid-19 e planejar ações conjuntas para a retomada do crescimento pós-pandemia.

Entre as deliberações feitas na videoconferência está a criação de um grupo de trabalho para elaborar um plano de recuperação mais detalhado, com a participação de entidades como Findes, Sindirochas, Acisci, Ascosul e OAB. Um dos pontos mais frisados entre os presentes foi a necessidade de se investir cada vez mais em comércio on-line – com o distanciamento social, as vendas por delivery tiveram um grande aumento.

Durante o encontro, o prefeito Victor Coelho destacou as ações de resposta à emergência em saúde pública, como decretos para distanciamento social, adoção de medidas sanitárias e cancelamento de eventos. Entretanto, destacou que a iniciativa privada precisa se engajar na campanha pelo distanciamento social, que, em Cachoeiro, gira em torno de 40%, apenas. Caso esse percentual não aumente e a cidade atingir o nível alto ou severo de contaminação, haverá risco de aumentar as restrições e fechar o comércio novamente.

O prefeito relatou, ainda, que houve o contingenciamento de R$ 20 milhões em recursos da administração municipal, e que há previsão de o governo federal repassar R$ 25 milhões em auxílio emergencial e R$ 3 milhões para combate ao novo coronavírus. Isso contribuirá para compensar a queda na arrecadação municipal, que poderá chegar a R$ 80 milhões em 2020, segundo estimativas iniciais.

“Uma das nossas metas principais é garantir o trabalho das pessoas que atuam no serviço público, porque o desemprego no poder público geraria um impacto muito negativo na economia do município como um todo”, complementou o prefeito.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli, comentou que a Sala do Empreendedor da Prefeitura está prestando atendimento a microempreendedores individuais a respeito do auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal e sobre uma nova linha de microcrédito de R$ 5 mil. Também deverá ser colocado mais um espaço para atendimento a empreendedores e disponibilizada uma plataforma de compras on-line, em parceria com a Acisci e Dataci.

“Desde a enchente, tem crescido muito a colaboração dos empreendedores cachoeirenses entre si e da Prefeitura com os empreendedores. Com essa união, conseguiremos superar mais esse momento desafiador”, afirmou Francisco Montovanelli.

Por parte do Messes, foi relatada a preocupação com a situação das empresas cachoeirenses, uma vez que boa parte delas já aderiu ao programa do governo federal de suspensão dos contratos de trabalho durante a pandemia. A entidade tem se empenhado em fazer videoconferências motivacionais com os empresários neste período de dificuldade, além de se engajar em campanhas para doações de cestas de alimentos direcionadas a pessoas em situação de vulnerabilidade.

“A reunião teve uma grande representação dos diversos setores econômicos de Cachoeiro e, com o encaminhamento para a elaboração de um plano, penso que a partir de agora teremos um direcionamento muito melhor dos rumos a tomar para a recuperação da cidade”, destacou o presidente do Messes, José Bessa Barros.

“Esta é uma situação inteiramente nova; todos nós estamos aprendendo a como lidar com uma pandemia dessa proporção. Mas, trabalhando juntos, conseguiremos atacar o problema de saúde pública e retomar as atividades econômicas, tão necessárias para a geração de emprego e renda”, completou o prefeito Victor Coelho.