A distância

Programa Formação pela Escola abre mais de 300 vagas para cursos gratuitos

Os cursos acontecerão durante julho e agosto

A Secretaria Municipal de Educação (Seme), de Cachoeiro de Itapemirim, oferecerá 330 vagas para três cursos on-line gratuitos do Programa Formação Pela Escola, na modalidade a distância.

As vagas serão divididas em 110 para o curso sobre Programa do Livro (PLI); 110, para Programa do Transporte Escolar (PTE) e 110, para Controle Social para Conselheiros. Cada capacitação terá carga horária de 40h.

Os cursos acontecerão durante julho e agosto. As vagas são direcionadas aos cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); profissionais da educação e, também, para cidadãos que tenham interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

Os interessados terão apenas a próxima terça-feira (30), das 19h às 23h59, para se inscrever. A ficha de inscrição, com informações sobre critérios de participação, estará disponível para acesso no banner na página inicial do site da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br) e deverá ser enviada aos e-mails especificados no formulário. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegadas das inscrições.

Cursos

Programa do Livro (PLI): Abordará os quatro Programas do Livro (PNLD, PNLD- EJA, PNLD – Campo e PNBE) e visa prover as escolas públicas de educação básica com livros didáticos, dicionários, obras de literatura e complementares (revistas e periódicos) adquiridos e distribuídos pelo FNDE. O curso apresenta, ainda, informações sobre a escolha, o uso, a preservação e a devolução do livro didático, as diversas parcerias criadas, no processo de execução dos programas, e a questão do controle social.

Programa do Transporte Escolar (PTE): Abrangerá temáticas relacionadas à dimensão política da implementação dos programas relacionados ao transporte do escolar; ao repasse de recursos financeiros e suas respectivas prestações de contas e procedimentos contábeis; ao funcionamento do acompanhamento e do controle social dos recursos destinados ao Programa. Também falará sobre a execução, a prestação de contas e o controle social dos programas de transportes escolares: Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar e Programa Caminho da Escola, financiados pelo FNDE.

Controle Social para Conselheiros: Abordará temas referentes ao acompanhamento e ao controle social em relação às políticas públicas educacionais, abrangendo os principais programas de financiamento do FNDE. Apresentará o controle social e a atuação do CACS Fundeb, o acompanhamento do conselho da alimentação escolar, dentre outros tópicos. Tratará, ainda, de questões relacionadas ao exercício da cidadania e da atuação do cidadão como conselheiro e, até, fiscal do bom uso dos recursos públicos para educação no Brasil.