Sede do Aprisco Rei Davi é reinaugurada em Cachoeiro

Unidade oferece acolhimento a crianças e adolescentes sob medidas protetivas

As crianças atendidas pelo Serviço de Acolhimento Institucional Aprisco Rei Davi, em Cachoeiro, agora podem contar com um local mais espaçoso, humanizado e confortável, com salas climatizadas e áreas externas amplas e cobertas para atividades lúdicas. Gerida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), a sede oficial da unidade, localizada no bairro Independência, passou por reforma completa e foi reinaugurada na manhã desta quinta-feira (1º).

Na solenidade, estiveram presentes autoridades e representantes de entidades públicas e privadas. A secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra, abriu o evento agradecendo a todos que contribuíram com a conclusão da obra, iniciada em 2012.

“Para que isso acontecesse, foi feito um trabalho de equipe. Não é uma vitória apenas da Semdes, mas de todos nós. Se todos os serviços da esfera social estão funcionando na cidade, é porque estamos trabalhado em conjunto para dar o melhor para nossa população. Nós procuramos fazer um trabalho de qualidade, porque entendemos que essas crianças precisam do melhor. Certamente, este lugar vai proporcionar uma vida mais digna para elas. Esta casa é delas e elas ficarão aqui”, afirmou.

O promotor da 1ª Vara da Infância e Juventude do município, Paulo Sérgio Moreira Nóbrega, reforçou a importância de se ter um local apropriado e digino para o acolhimento das crianças e adolescentes sob medidas protetivas.

“Paralelamente, temos de trabalhar, ainda mais e em conjunto, com políticas públicas e sociais eficientes, para que as crianças e adolescentes possam crescer com dignidade, onde, de fato, elas devem estar, que é junto às famílias”, ressaltou.

“Estamos investindo cada vez mais na área social. Esse é nosso papel: cuidar de pessoas, e é isso que estamos vendo hoje, neste lugar, um ambiente agradável e de qualidade para nossas crianças. E que elas possam desfrutar deste local. Certamente, aqui, elas encontrarão todo cuidado e carinho”, frisou o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, em seu pronunciamento.

As intervenções foram realizadas através da parceria entre a Semdes e a Secretaria Municipal de Obras (Semo), com recursos de convênio entre a prefeitura e o governo estadual.

Com a reforma e ampliação, a unidade ganhou mais acessbilidade – por meio da instalação de rampas e de banheiros adaptados -, cobertura na área externa, uma pequena quadra esportiva, auditório, biblioteca e brinquedoteca, além de salas de enfermagem, de assistência social, de TV, de informática e de atendimento psicológico e pedagógico. Também foram contempladas as áreas de cozinha, refeitório e lavanderia, e as principais salas agora têm ar-condicionado.

“Esta é uma obra fundamental, que teve o apoio do governo do estado e que dará mais qualidade de vida e dignidade para as crianças. Elas desfrutarão ainda mais do calor humano e dos serviços prestados”, ressaltou o secretário de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Bruno Lamas.

Atualmente, o equipamento social atende 19 abrigados e oferece a eles exames de saúde, acompanhamento e estímulo escolar e identificação e desenvolvimento de habilidades artísticas, como música e dança. A assistência é oferecida a crianças de 0 a 12 anos que estejam em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família.

Durante as obras na sede oficial do Aprisco, que fica na rua Lívia de Oliveira Depes, no Independência, as crianças acolhidas pela unidade foram atendidas em um imóvel alugado pela prefeitura, no bairro Vila Rica.