Pelo FNDE

Cachoeiro é selecionado para receber assessoria na gestão da alimentação escolar

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim foi selecionada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para receber assessoria e monitoramento na área de alimentação escolar.

Iniciada na segunda-feira (30), a ação é realizada de forma remota – com reuniões virtuais – e segue até esta sexta (3). A assessoria é conduzida pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), sediado na Universidade Federal Fluminense, que, em parceria com o FNDE, vem apoiando a implementação de ações vinculadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O principal objetivo é apoiar tecnicamente a execução do PNAE no município, por meio de reuniões com a secretária municipal de Educação, nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar, agricultores familiares que já forneçam ou que possam vir a fornecer alimentos para o programa, bem como demais atores sociais envolvidos com a alimentação escolar.

As práticas desenvolvidas pela equipe do Cecane são atividades institucionais vinculadas à política pública do PNAE. São planejadas, avaliadas e definidas junto à Coordenação Geral do PNAE, com encaminhamentos e resultados definidos e monitorados pelo próprio FNDE.

Nas reuniões, são analisados documentos relacionados à compra dos alimentos, como o processo licitatório, chamada pública e notas fiscais; planos anuais de trabalho; cardápios planejados para cada unidade de ensino; relatório de teste de aceitabilidade; dentre outros.

Além das reuniões específicas, o município participará de um encontro de formação com os atores do PNAE de municípios convidados (Vargem Alta, Castelo, Jerônimo Monteiro, Muqui, Atílio Vivacqua e Mimoso do Sul). Também serão realizados na reunião final o repasse de orientações e a entrega do relatório consolidando as ações, de acordo com a nova legislação vigente.

“A participação de Cachoeiro é de grande importância para o aprimoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar. A partir da assessoria, será possível identificar e analisar os desafios e potencialidades do programa em nosso município. Estamos felizes por sermos contemplados com a ação. Será um momento de grande aprendizado e bons resultados a serem compartilhados na área da alimentação escolar”, comenta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.