18 a 23 de outubro

Cachoeiro terá ação de coleta de vidros para reciclagem na próxima semana

Pontos de entrega serão colocados nos distritos e no Centro da cidade
Foto: Reprodução/web

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro realizará, na próxima semana, de segunda-feira (18) a sábado (23), uma campanha de recolhimento de vidros para destinação à reciclagem. Haverá pontos de coleta nos distritos de Gironda, Soturno, Burarama, Pacotuba, Itaoca, Coutinho e São Vicente e no Centro da cidade, em dias alternados – confira o cronograma abaixo.

A população poderá realizar a entrega de itens como garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outras bebidas; potes de alimentos; frascos de remédios e perfumes; vidros planos e lisos; para-brisas; vidros de janelas; pratos, tigelas e copos.

O material coletado será destinado à uma empresa especializada em beneficiamento de resíduos de vidro, em Vitória.

“O vidro é um material com processo de reciclagem mais complexo comparado a outros resíduos, por isso, demanda essa ação especial de coleta seletiva”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

Por que reciclar?

Material 100% reciclável, o vidro pode ser aproveitado como matéria-prima na fabricação de outros tipos de vidro, como componente de asfalto e pavimentação, fibra de vidro, tintas refletivas, dentre outras.

Grandes empresas já utilizam o vidro reciclado na distribuição de seus produtos, como frascos de perfumes, evitando o acúmulo de material na natureza – o vidro demora cerca de cinco mil anos para se decompor.

“Com isso, a reciclagem do vidro é um meio de diminuir o volume dos aterros sanitários e ainda ajuda a obter significativos ganhos ambientais, sociais e econômicos”, frisa a secretária.

Cuidados na entrega

A Semma orienta que, no caso de vidros quebrados, é muito importante, que, para segurança pessoal e dos profissionais envolvidos, a população se atente à maneira correta de realizar a entrega nos pontos de coleta.

A melhor maneira de descartar esses resíduos é agrupá-los em jornal, caixas de leite ou caixas de papelão, evitando que o material fique diretamente em contato com sacolas plásticas na hora do descarte. Isso diminui o risco de cortes proporcionados pelo contato com os cacos e faz com que as sacolas não se rasguem, dispersando pedaços cortantes em qualquer lugar.

Outros materiais

Em Cachoeiro, é feita a coleta regular de outros materiais para reciclagem, o que inclui: papel, papelão, plástico, alumínio e metal; exemplos – embalagem de detergente; garrafa de amaciante; vidro de xampu; garrafa de água; caixas de leite; jornais, revistas, panfletos; cadernos; envelopes; garrafas PET; latas etc.

Os bairros Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Central Parque e Gilson Carone têm Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados e recebendo os materiais para coleta. Também é possível agendar o recolhimento do material junto à Semma, pelo telefone (28) 3155-5619 – atendimento de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Outra opção é entregar os itens recicláveis, diretamente, na nova sede da  Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascomirim). O galpão fica na avenida Mauro Miranda Madureira (Rodovia do Valão), no bairro Central Parque. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, variando de acordo com a demanda, mas os recicláveis podem ser deixados no local, mesmo sem a presença dos catadores – exceto em dias de chuva.

Dias e locais da campanha de coleta de vidro

18/10 – Gironda, das 8h às 12h, e Soturno, das 14h às 17h

19/10– Burarama, das 8h às 12h, e Pacotuba, das 14h às 17h