De quinta (21) a sábado (23)

Centro de Cachoeiro receberá ação de coleta de vidro para reciclagem

Ponto de recolhimento dos materiais será fixado na Praça Jeronimo Monteiro
Foto: Márcia Leal/PMCI

Desta quinta-feira (21) até sábado (23), a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) estará na praça Jerônimo Monteiro, centro de Cachoeiro, para realizar coleta de vidro para reciclagem.

A população poderá realizar a entrega de itens como garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outras bebidas; potes de alimentos; frascos de remédios e perfumes; vidros planos e lisos; para-brisas; vidros de janelas; pratos, tigelas e copos.

Na quinta e na sexta-feira, o material poderá ser entregue das 7h às 19h. Já no sábado (23), a campanha acontecerá das 9h às 13h.

A ação tem por objetivo realizar a correta destinação do material coletado, que será enviado a uma empresa especializada em beneficiamento de resíduos de vidro, em Cariacica.

O vidro captado passa por um processo de limpeza, moagem e retorna à indústria para que sejam feitos novos itens. O material é 100% reciclável e seu ciclo de reaproveitamento é, praticamente, infinito.

“O principal objetivo desta campanha é oferecer à população do município a oportunidade de realizar o adequado descarte correto do vidro. Esse material, quando depositado no solo, pode levar até 10.000 anos para ser absorvido, o que evidencia o impacto ambiental negativo para várias gerações”, comenta a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

Cuidados na entrega

A Semma orienta que, no caso de vidros quebrados, é muito importante que, para segurança pessoal e dos profissionais envolvidos, a população se atente à maneira correta de realizar a entrega nos pontos de coleta.

A melhor maneira de descartar esses resíduos é agrupá-los em jornal, caixas de leite ou caixas de papelão, evitando que o material fique diretamente em contato com sacolas plásticas na hora do descarte. Isso diminui o risco de cortes proporcionados pelo contato com os cacos e faz com que as sacolas não se rasguem, dispersando pedaços cortantes em qualquer lugar.

Campanha também acontece no interior

A campanha de coleta de vidro também está acontecendo nos distritos do município. Gironda, Soturno, Burarama e Pacotuba já receberam as equipes da Semma, nesta semana, para realizar a coleta do material.

Nesta quarta-feira (20), Itaoca e São Vicente também participam da campanha, que acontece, respectivamente, na escola municipal “José Pinto”, das 8h às 12h, e na escola municipal unidocente “Alto São Vicente”, das 14h às 17h.

Nesta quinta-feira (21), será a vez dos moradores do distrito de Coutinho realizarem a entrega dos itens, a partir das 14h, na escola municipal “Professora Cibelia Teixeira ZippinottI”.

Nos distritos de Gruta, Córrego dos Monos, Conduru e Tijuca, estão disponíveis, até o próximo dia 25, bolsas de coleta de vidro, onde a população pode realizar o depósito dos itens, que serão, posteriormente, recolhidos pela Semma.

Até o momento, já foram coletadas cerca de 9 toneladas de materiais à base de vidro.

Serviço:

Coleta de vidro para reciclagem

Local: Praça Jerônimo Monteiro, centro de Cachoeiro de Itapemirim

Data: 21, 22 e 23 de outubro