Prefeitura de Cachoeiro propõe gestão participativa à população

Consulta pública foi anunciada pelo prefeito Victor Coelho em reunião com o secretariado, nesta quinta (4)

Os moradores de Cachoeiro de Itapemirim vão poder colaborar na construção do plano de ações e metas da prefeitura. Sugestões, ideias e opiniões poderão ser enviadas via internet, já a partir deste mês. O anúncio da ferramenta de consulta pública foi feito pelo prefeito Victor Coelho durante reunião de planejamento com o secretariado e subsecretários na manhã desta quinta-feira (4).

“Queremos uma gestão moderna, eficiente e, sobretudo, participativa. Faremos o uso da tecnologia para ouvir a população sobre o que ela deseja para a cidade e coletar informações que serão muito importantes para subsidiar o nosso planejamento. Temos diretrizes que traçamos antes mesmo de assumirmos o governo, mas é fundamental consultar o morador de Cachoeiro e com ele pactuar as prioridades da gestão municipal. Vamos sempre dialogar com a população e esse é mais um canal aberto com esse intuito”, frisou o prefeito.

O formulário online para participação dos moradores será disponibilizado no site da prefeitura ainda em maio. O público poderá opinar sobre eixos temáticos estratégicos e encaminhar as suas sugestões. Será preciso fazer um breve cadastro para participar.

“Esse será um precioso instrumento de gestão, que vai nos indicar de forma fidedigna as necessidades de melhoria nos bairros e distritos, além de ajudar no processo de aperfeiçoamento de serviços públicos e políticas em todas as áreas”, salienta Victor Coelho.

Durante o encontro desta quinta, realizado no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários, também foi apresentado à equipe de governo um diagnóstico detalhado do município, com dados econômicos e sociais.

“O cenário é adverso. A receita do município, como é de conhecimento geral, é insuficiente para fazermos os investimentos que Cachoeiro precisa e merece. E só é possível enfrentar esse cenário com um planejamento eficaz, construído de forma democrática e com o engajamento de todas as áreas da gestão”, avalia o prefeito.

Victor Coelho ressaltou que os primeiros quatro meses de sua gestão foram de muitas realizações. “Fizemos muito e trabalhamos para preparar as bases do novo modelo de gestão que queremos para Cachoeiro. Apresentamos projetos de lei de grande relevância, como a da reforma administrativa, da contratação temporária e do estacionamento rotativo. Estamos caminhando para fazer a cidade evoluir, com modernidade, inovação e serviços públicos qualificados”, concluiu.

As próximas reuniões de planejamento serão realizadas nos dias 12 e 19 deste mês. Nessas ocasiões, por meio de palestras, vão compartilhar suas experiências com a equipe, respectivamente, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e o diretor da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, André Gomide.