Empresas de transporte são orientadas sobre gestão de resíduos

Capacitação trata desde a geração até a destinação final dos efluentes

A Secretaria de Meio Ambiente de Cachoeiro (Semma) está orientando funcionários de empresas de transportes que atuam no município sobre a adequada gestão de resíduos gerados pelas atividades do ramo. O trabalho de educação ambiental é feito nesta semana, por meio de oficinas demonstrativas nas firmas participantes.

A ação, que faz parte de uma campanha de responsabilidade socioambiental promovida pelo Sest Senat, com o apoio da prefeitura, é uma oportunidade de capacitação para os profissionais sobre as diversas etapas do gerenciamento de resíduos, incluindo a geração, acondicionamento, coleta, transporte e destinação final ou tratamento.

A equipe da Semma responsável por ministrar a oficina é formada pela bióloga Viriane Pigatti, o engenheiro químico Gustavo Dal’rio e o engenheiro mecânico Hudson Thiago. Durante a atividade, eles demonstram situações e atitudes que podem evitar prejuízos para empresas e para o meio ambiente.

“É fundamental que esses profissionais façam sempre escolhas sustentáveis na hora de lidar com os efluentes gerados em setores como os de oficina, lavagem e abastecimento de veículos, por exemplo, evitando impactos ambientais e, também, na qualidade de vida deles próprios e da comunidade”, avalia o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Louzada.