Área da educação

Programa Formação pela Escola abre 220 vagas para cursos gratuitos

Cursos são na modalidade à distância
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) ofertará 220 vagas para cursos on-line gratuitos do Programa Formação Pela Escola, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na modalidade a distância.

A inscrição poderá ser realizada até sexta-feira (6), pela plataforma on-line www.fnde.gov.br/ava – instruções para o cadastro estão disponíveis no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br). As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições.

Serão 110 para o curso Plano de Ações Articuladas (PAR) e 110 para o curso Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As formações serão realizadas em maio e junho, com carga horária total de 60h.

As vagas serão destinadas aos cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, profissionais da educação e, também, para cidadãos que tenham interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

Os cursos

PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.

PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE): O curso engloba questões relacionadas à política pública e ao histórico da alimentação escolar no Brasil. Apresenta o papel do nutricionista e as responsabilidades em relação à conservação dos alimentos, fazendo menção ao cardápio da alimentação escolar. Lida com as formas de gestão, o repasse de recursos financeiros às escolas e o processo de aquisição de produtos alimentícios. Além de abordar a questão da agricultura familiar e as etapas da prestação de contas, sem deixar de mencionar o importante papel do controle social como a necessidade de denunciar irregularidades por meio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).