Prestação de contas

Secretaria de Saúde de Cachoeiro faz balanço de ações no 1º quadrimestre de 2022

Em janeiro, novas ambulâncias foram incorporadas à frota da pasta
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro apresentou o relatório das suas ações no primeiro quadrimestre de 2022 (janeiro a abril), na manhã desta quarta-feira (25), na Câmara Municipal.

Foram destacadas, na ocasião, as principais entregas e melhorias realizadas pela pasta neste ano.

Em janeiro, a Prefeitura realizou a entrega de três ambulâncias para atender às unidades de saúde da sede e do interior do município. Outras sete serão entregues nos próximos meses. Os veículos estão equipados com maca; sinalizador acústico e óptico; suporte para soro; maleta de medicações e cilindro de oxigênio. Até abril, o município realizou 15.510 viagens de transporte sanitário.

Em março, a Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu” recebeu uma Cabine de Segurança Biológica. O aparelho é utilizado na realização de exames de baciloscopia e análise de escarro para diagnóstico de tuberculose e de outras doenças infectocontagiosas.

Outra entrega importante foi a de dois consultórios odontológicos portáteis, adquiridos para atendimentos domiciliares, principalmente, de pessoas idosas, acamadas ou com dificuldade de locomoção.

Além disso, um novo aparelho de raio-X digital foi instalado no Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes”. O equipamento contribuiu para modernizar e aprimorar diagnósticos por imagem feitos na unidade que, antes, contava com aparelho analógico.

“Iniciamos o ano de 2022 com grandes entregas à rede de saúde pública do município. Com a estabilização da pandemia de Covid-19, a população está, gradativamente, buscando os serviços de saúde na atenção básica novamente. Seguimos com investimentos em todas as frentes em saúde pública, para oferecer um serviço com, cada vez mais, qualidade aos munícipes”, destacou o secretária municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Obras em andamento

Durante a apresentação do relatório, também foi realizado um balanço das obras em andamento na rede municipal de Saúde. No bairro Zumbi, está sendo construída uma nova Unidade Básica de Saúde que, quando finalizada, será a maior do sul do estado e possibilitará a ampliação da oferta de diversos serviços à população da região, como atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem.

Além disso, as UBS de Córrego dos Monos, Vila Rica, Jardim Itapemirim e Amaral estão recebendo obras de reforma, com o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes e proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores.

No centro de Cachoeiro, na rua Costa Pereira, está em andamento a obra do Centro de Referência em Saúde da Mulher Casa Rosa, onde serão reunidos, em um único espaço, diversas ações voltadas, especificamente, para o público feminino, para facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela Atenção Primária.

Durante a apresentação do relatório, também foram repassados dados sobre atendimentos e sobre receitas e despesas da Semus, que se encontram em um patamar equilibrado – além de outras questões pertinentes à área de saúde pública. Os documentos completos da prestação de contas podem ser conferidos na página da Secretaria Municipal de Saúde no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/saude-semus), na aba “Relatório Quadrimestral”.