Cachoeiro recebe reunião sobre segurança pública no Sul do ES

Encontro teve presença de representantes da PM e da PC na região e do secretário municipal de Segurança

Foi realizada em Cachoeiro, na manhã desta sexta-feira (10), a Reunião Itinerante de Monitoramento dos Indicadores das Regiões Integradas da Segurança Pública (Risp). Organizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o encontro ocorreu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, contando com a presença de diversos representantes das polícias militar e civil da região Sul do estado.

A reunião teve como objetivo apresentar e debater indicadores de segurança pública da região e estratégias de combate à violência. Um dos pontos enfatizados foi a mudança de mapeamento geográfico da segurança pública no Espírito Santo, agora dividido em cinco Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp): Metropolitana, Norte, Sul, Noroeste e Serrana. Também há subdivisões das Risp em Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp).

Com isso, a Sesp implanta uma metodologia que prevê a realização de reuniões mensais das forças de segurança das Aisp e das Risp, bem como uma reunião bimestral da secretaria de Estado em cada uma das regiões integradas, de forma a compartilhar informações e elaborar estratégias conjuntas.

Também foram destacados investimentos em segurança para a região. Além da sede da Delegacia de Antedimento Especializada à Mulher (Deam) de Cachoeiro, que está em reforma, foi anunciada a autorização para a construção da nova sede da 7ª Delegacia Regional no município, com investimento de mais de R$ 6 milhões. Cachoeiro receberá, ainda, uma base móvel comunitária da Polícia Militar, destinada ao bairro Zumbi, onde há unidade do programa Ocupação Social.

“É muito importante que as reuniões das Risp e Aisp aconteçam regularmente, para não comprometer o planejamento. Para a Sesp, essas reuniões itinerantes são um esforço fundamental para avançarmos”, enfatizou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Nylton Rodrigues.

Representando a prefeitura de Cachoeiro, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes, destacou a importância da reunião. “Trazer o encontro para a região permite um trabalho mais apurado e customizado. A nossa busca, enquanto município, é somar esforços dentro daquilo que nos compete. Estamos empenhados no curso de formação funcional da Guarda Civil Municipal, que permitirá o rearmamento e melhor desempenho das funções de nossos agentes”, afirmou.