Cachoeiro inicia Plano de Carreiras, Cargos e Salários de servidores

A superintendente do Ibam foi recebida pelo prefeito e o secretário de Administração

A empresa que fará o Plano de Carreiras, Cargos e Salários para o servidor municipal em Cachoeiro já está definida. Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito Victor Coelho assinou a ordem de serviço para a contratação e apresentou a novidade para a comissão que representa, nos procedimentos, os servidores, o sindicato e a sociedade civil organizada.

Os estudos e a elaboração serão conduzidos pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), do Rio de Janeiro. O prazo para entrega do documento, pronto, é de 150 dias a partir da próxima terça-feira (31). Porém, já na parte da tarde, a equipe do Ibam já promovia alguns levantamentos na prefeitura.

Claudia Ferraz, superintendente do Ibam, foi recebida no gabinete do prefeito para a apresentação e reafirmou o compromisso em priorizar forte trabalho de pesquisa de campo e elaborar um plano que atenda às necessidades do servidor, mas, também, juridicamente seguro.

O secretário municipal de Administração e Serviços Internos, Rodrigo Magnago, chamou a atenção para a contribuição das orientações técnicas do instituto. “A experiência do Ibam será fundamental para a construção de uma política estratégica de recursos humanos efetiva e moderna”.

“O Plano de Carreiras, Cargos e Salários é uma política governamental de valorização da classe, que nasce com base em diálogo e transparência. As melhorias propostas têm como ponto de partida, por exemplo, o salário-base dos servidores. Tudo estará alinhado com as estratégias e propostas da nossa gestão e respeitando a realidade do município”, afirmou o prefeito.

Atendimento ganha novos computadores

Para melhoria nas condições de trabalho dos servidores, diversos setores da prefeitura de Cachoeiro vão receber novos computadores, em novembro. Para a compra, as pesquisas chegaram a valores mais baixos de acordo com o que é mais vantajoso no mercado, hoje, na relação custo-benefício.

São 698 novos aparelhos, rápidos e adequados para o trabalho diário, e a efetivação saiu às vésperas do Dia do Servidor Público, que é neste sábado (28). “Melhorar as ferramentas do trabalho é valorizar, ao mesmo tempo, quem o realiza e a comunidade, que ganha mais eficiência e celeridade ao buscar os serviços públicos”, comemora Magnago.

Aconselhamento e orientação para servidores

Fundado neste ano, o Projeto Vidda está fechando o mês de outubro com novas conquistas para o servidor municipal. Foram diversos atendimentos familiares com aconselhamento e orientação psicológica e encaminhamentos para tratamento, por exemplo, para pacientes dependentes de substâncias psicoativas.

As equipes promovem ainda dinâmicas em grupos na Guarda Municipal e entre os gestores do Centro de Manutenção Urbana (CMU, buscando motivar, incentivar a liderança, o comprometimento, o trabalho em equipe e o companheirismo.

Novos cursos na Escola do Servidor

Por meio da Escola do Servidor, mais de 1,4 mil servidores já participaram de atividades de qualificação neste ano, como a capacitação de gestores ministrada pelo Tribunal de Contas. E está prevista para novembro palestra com técnicos da Escola de Serviço Público do Espírito Santo, para atualização de conhecimentos sobre as normas legais e conceituais que disciplinam a celebração de parcerias entre a administração pública e entidades privadas sem fins lucrativos.