Cachoeiro faz censo previdenciário dos servidores municipais

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim deu início ao censo previdenciário dos servidores municipais efetivos, que são segurados do Instituto de Previdência do Município (Ipaci). O prefeito Carlos Casteglione assinou nesta terça-feira (10) o decreto que regulamenta a iniciativa.

O objetivo é atualizar a base de dados do Ipaci, que é fundamental para a avaliação atuarial anual e a garantia do plano de benefícios aos servidores e seus dependentes.

Obrigatório para todos os funcionários titulares de cargos efetivos da administração direta e indireta – inclusive os licenciados e os cedidos pelo município a outros órgãos –, o censo terá duas etapas.

A primeira é o pré-cadastro via internet, que já pode ser feito no site do Ipaci (www.ipaci.es.gov.br). A segunda é a entrega de documentação, no período de 30 de maio a 5 de julho, conforme cronograma disponível no site do instituto.

“A partir desse trabalho, teremos o retrato real do quadro do pessoal do município, o que nos permite gerir e planejar de maneira ainda mais eficaz a previdência dos servidores”, avalia o presidente do Ipaci, Geraldo Henrique.

Para o prefeito Carlos Casteglione, o censo corrobora o zelo do governo municipal com o Ipaci. “Em 2009, quando assumi a prefeitura, o instituto estava deficitário. Mas, com uma gestão qualificada, conseguimos recuperar a saúde e o equilíbrio dele, que hoje tem solidez financeira. Vencemos esse desafio pelo compromisso e responsabilidade que temos com o futuro dos nossos servidores, com a garantia de seus direitos previdenciários”, afirmou.

O decreto que regulamenta o censo previdenciário foi assinado por Casteglione durante reunião com secretários municipais, subsecretários e gerentes da prefeitura, que vão ajudar na mobilização dos servidores. Todas as repartições receberam panfletos com instruções sobre o cadastramento. O encontro também contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Julio Ferrari.