Na Praça de Fátima

Ação para descarte correto de vidro segue até sexta (11); veja 6 motivos para colaborar

Foto: Patrícia Pim/PMCI

A Secretaria Municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente de Cachoeiro (Semurb) deu início, nesta segunda-feira (7), a mais uma campanha de descarte correto de vidro.

Até sexta-feira (11), os moradores poderão realizar a entrega de itens como garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e de outras bebidas; potes de alimentos; frascos de perfumes; vidros planos e lisos; para-brisas; vidros de janelas; pratos, tigelas e copos.

O ponto de coleta está localizado na Praça de Fátima, Centro, com funcionamento das 8h às 18h.

Os materiais descartados serão destinados a uma empresa especializada em beneficiamento de resíduos para formulação de novas embalagens.

Confira seis motivos para colaborar com essa ação:

1. Impacto ambiental: O vidro não é biodegradável e pode levar centenas ou até milhares de anos para se decompor naturalmente no meio ambiente. Quando descartado incorretamente, pode poluir o solo e a água, causando danos à vida selvagem e aos ecossistemas.
  2. Reciclagem: O vidro é um material altamente reciclável, o que significa que ele pode ser transformado em novos produtos sem perda significativa de qualidade. O descarte correto e reciclagem do vidro ajudam a economizar recursos naturais, preservam a geração de matérias-primas e diminuem a quantidade de resíduos sólidos destinados a resíduos sanitários.
  3. Segurança pública: O vidro quebrado pode representar um risco para a saúde pública e a segurança, especialmente se não for descartado com cuidado. Cacos de vidro podem cortar pessoas ou animais, causando lesões graves.
  4. Economia circular: A reciclagem de vidro faz parte de uma economia circular, onde os materiais são reaproveitados para criar novos produtos. Esse ciclo fecha o loop de produção e reduz a necessidade de novos recursos, tornando o processo mais sustentável.
  5. Redução de emissões de CO2: A fabricação de vidro a partir de matérias-primas virgens consome muita energia e emite gases de efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global. Ao reciclar vidro, é possível economizar energia e reduzir significativamente as emissões de CO2.
  6. Preservação dos recursos naturais: A produção de vidro requer a garantia de matérias-primas, como areia, calcário e soda cáustica. Ao reciclar o vidro, é possível reduzir a pressão sobre os recursos naturais limitados e preservá-los para gerações futuras.

Ponto de coleta está localizado na Praça de Fátima