Referência no estado

Banco de Alimentos de Cachoeiro completa 10 anos de funcionamento

Foto: Patrícia Pim/PMCI

O Banco de Alimentos de Cachoeiro, o maior do Espírito Santo, completa, nesta quarta-feira (25), uma década de funcionamento.

O equipamento público, administrado pela Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), atua no fortalecimento das ações de combate à insegurança alimentar e nutricional no município. Recentemente, o espaço recebeu uma nova sede, na rua José Cupertino Baptista, bairro Basileia.

Atualmente, o Banco de Alimentos atende 29 instituições de Cachoeiro e, também, famílias referenciadas pelos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) do município.

A gestora da Legião da Boa Vontade de Cachoeiro (LBV), Angela Maria Alves explica a significativa diferença que o Banco de Alimentos exerce no funcionamento da instituição.

“Nós atendemos pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, que é um público que precisa muito de ajuda, e ter a parceria com o Banco de Alimentos nos possibilita cuidar, melhor, delas. Esse equipamento é fundamental todas as instituições e famílias que precisam das doações. Estamos felizes pela existência desse lugar e esperamos que prossiga por muitos anos, ajudando quem precisa”, completa.

Além das cestas alimentícias convencionais, o equipamento também entrega a cesta verde, composta por frutas, legumes e verduras, e são captadas em doações e recebidas dos programas da agricultura familiar.

O Banco de Alimentos é abastecido por captação de doações, que o próprio equipamento adquiri por meio de contato com produtores e distribuidores. Outra fonte de coleta são as compras da Agricultura Familiar, pelo programa estadual Compra Direta de Alimentos (CDA) e pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Além disso, também há arrecadação por doações de terceiros privados e públicos, e em ações solidárias promovidas pela Gestão Municipal. De 2017 até neste ano, o Banco já arrecadou quase um milhão de toneladas de alimentos, somente em doações.

Durante esse período, o equipamento recebeu importantes prêmios de reconhecimento, como os quarto e oitavo lugares, do projeto Cesta Verde e Palestras Educação Alimentar, respectivamente, na Mostra Estadual Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), em 2022. Além de bater recorde de arrecadação de alimento, também em 2022, alcançando o índice de 85,53%.

O sucesso e a boa administração do Banco de Alimentos de Cachoeiro atraíram municípios vizinhos, como Mimoso do Sul e Marataízes, que desejaram conhecer os métodos usados para a condução do equipamento.

“A dedicação, o trabalho e a seriedade da equipe que trabalha neste equipamento, tão importante para o combate à insegurança alimentar, mostra o motivo do Banco de Alimentos de Cachoeiro ser referência. Continuaremos trabalhando para levar alimentos para as pessoas que mais precisam, com qualidade e carinho”, destaca Márcia Bezerra, secretária municipal de Desenvolvimento Social.

“O Banco de Alimentos representa uma grande rede de solidariedade, que mobiliza a sociedade cachoeirense por meio de doações essenciais para o abastecimento de instituições que cuidam, diretamente, dos cidadãos. Parabenizamos todos os servidores que atuam, diariamente, para garantir que o alimento de qualidade esteja sempre na mesa daqueles que mais precisam desse auxílio”, destaca o prefeito Victor Coelho.