Políticas públicas

Cachoeiro melhora avaliação no Mapa do Turismo Brasileiro

Terra de Roberto Carlos, município avançou com políticas públicas para o setor
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim evoluiu na estruturação de políticas públicas na área do turismo nos últimos anos. É o que aponta avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo (Mtur).

Avaliado com nota C em 2019, o município avançou para B em 2021, classificação mantida em 2022, com o cumprimento de 100% dos requisitos exigidos pelo MTur para essa categoria. A cidade é a mais bem avaliada da Região Sul do Espírito Santo, ao lado de Anchieta e Piúma, que também são nota B. A categorização vai de A a E.

Para a inserção no Mapa do Turismo Brasileiro, Cachoeiro cumpriu os quatro critérios de aprovação: possuir um Conselho Municipal de Turismo, bem como um órgão municipal específico para o turismo, dispor de recursos exclusivamente dirigidos ao turismo e ter empresas cadastradas no Cadastur, do MTur.

Pontuar bem no Mapa é importante porque é a partir dele que são definidas as áreas – recortes territoriais – que devem ser trabalhadas prioritariamente nas ações governamentais de fomento ao turismo. Além disso, trata-se de fonte de consulta para investidores privados desse segmento.

“Estar presente no Mapa com boa avaliação denota que a administração municipal está atenta com relação aos instrumentos de gestão voltados para o turismo, o que traz uma série de benefícios para a estruturação de políticas públicas e fomento da atividade turística na região”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.

A Prefeitura de Cachoeiro tem apostado em iniciativas para fortalecimento do turismo no município, que é terra natal de grandes nomes da cultura brasileira, como Roberto Carlos e Rubem Braga, e está inserido na região turística Sul Capixaba dos Vales e Café. A criação do Fundo Municipal do Turismo, o aplicativo Descubra Cachoeiro (com informações sobre os atrativos locais), seminários e ações com foco no agroturismo estão entre as principais.

Sobre o programa

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo (Mtur) no desenvolvimento das políticas públicas. Seu processo de atualização é contínuo, onde os gestores em âmbito municipal, regional e estadual podem realizar o cadastramento do seu município.