Reconhecimento

Cachoeiro ocupa terceiro lugar em ranking nacional de qualificação de servidores

Análise identificou que o município possui proporção significativa de servidores com graduação no ensino superior
Foto: Divulgação/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim mais uma vez se destaca em avaliações nacionais de gestão pública, desta vez, alcançando a terceira colocação no Ranking de Cidades com Servidores mais Qualificados, do Centro de Liderança Pública (CLP).

No recorte estadual, apenas Vila Velha figurou junto a Cachoeiro nos 40 municípios do país mais bem colocados na avaliação, elaborada pela relação entre o número de servidores públicos municipais com formação superior e o total de servidores.

O resultado é um reflexo da Lei Municipal Nº 7.516, sancionada pelo prefeito Victor Coelho no ano de 2017, que passou a exigir diploma de nível superior para ocupação de diversos de cargos na estrutura administrativa do município.

Atualmente, Cachoeiro conta com 6.792 servidores ativos, sendo que 3.413 possuem diploma de formação superior, o que corresponde a percentual de 50%.

Além da exigência para o exercício de determinados cargos, a Prefeitura de Cachoeiro também promove, regularmente, capacitações e formações profissionais e pessoais em diversas áreas, sempre buscando aprimorar a atuação dos servidores.

“Ter um efetivo de servidores qualificado significa que estamos construindo bases sólidas para uma administração pública cada vez mais eficiente e preparada para atender às demandas da população, com celeridade e eficiência”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Sobre o CLP

O Centro de Liderança Pública (CLP) é uma organização sem fins lucrativos que atua há 14 anos mobilizando redes, lançando ferramentas e formando lideranças públicas a níveis municipal, estadual e federal. A publicação do ranking de qualidade dos servidores acontece na mesma semana em que se é comemorado o Dia do Servidor Público (28 de outubro).

Estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Pública (www.clp.org.br/)