Semana do MEI

Cachoeiro tem ações de apoio ao microempreendedor individual

A Sala do Empreendedor e o projeto itinerante Bairro Empreendedor estão entre as iniciativas
Foto: Divulgação/PMCI

Começou, nesta segunda-feira (16), a Semana Nacional do Microempreendedor Individual. Em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e instituições parceiras realizam, até sexta-feira (20), uma série de palestras e capacitações gratuitas para auxiliar os empreendedores no planejamento e gerenciamento de seus negócios.

A iniciativa se soma a outras frentes de apoio aos Microempreendedores Individuais (MEIs) do município, que são mais de 13 mil, fazendo de Cachoeiro a quinta cidade capixaba com mais inscritos nessa categoria.

O setor de serviços é o que mais possui negócios formalizados, com 6.741 registros, seguido do comércio (3.962), indústria (1400), construção civil (1037) e agronegócio (17).

Uma das principais ferramentas de suporte a esse público é a Sala do Empreendedor, coordenada pela Semdec, que oferece serviços como formalização de negócios e acesso a microcrédito. Em 2022, o espaço – localizado no Shopping Cachoeiro – já realizou 4.913 atendimentos e aprovou R$ 381 mil em recursos para MEIs investirem.

Outras iniciativas que beneficiam e incentivam os microempreendedores de Cachoeiro são o projeto Bairro Empreendedor e o Fórum Municipal da Micro e Pequena Empresa.

“O Microempreendedor Individual possui um papel muito importante no desenvolvimento econômico de um município. Um dos pontos importantes dessa contribuição é a geração de emprego e renda, por isso, desenvolvemos e seguiremos incrementando ações e estratégias de fomento ao empreendedorismo”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Francisco Montovanelli.

Programação da Semana do Microempreendedor Individual

A abertura da Semana Nacional do Microempreendedor Individual, em Cachoeiro, foi realizada no fim da tarde desta segunda-feira (16), no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, bairro Ferroviários, com uma palestra com o tema “Mídias digitais – como usar as redes sociais a favor da sua empresa”, em que a palestrante Cíntia Mattos abordou a relação do empreendedorismo com o universo digital.

Para participar das outras palestras – confira a programação completa -, é preciso realizar a inscrição por meio de formulário on-line na página bit.ly/semanameicachoeiro. Para cada evento, serão disponibilizadas 50 vagas.

Ações itinerantes

Além de palestras, a programação da Semana Nacional do Microempreendedor Individual contará, também, com ações do projeto Bairro Empreendedor, que percorrerá diversas localidades com serviços como formalização de microempreendedores e orientações sobre acesso ao microcrédito.

Nesta terça-feira (17), a ação acontecerá no distrito de Soturno, das 14h às 18h, na escola Sebastião da Rosa Machado. Nesses mesmos horários, a atividade será realizada em Itaoca, no dia 18, no ginásio do distrito, e em Gironda, na quinta (19), no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Na sede do município, os serviços serão ofertados, nos mesmos horários, no bairro Aeroporto (20 de maio, no ginásio Theodorico de Assis Ferraço) e na praça Jerônimo Monteiro (23 a 27 de maio).

A Semana do Microempreendedor Individual de Cachoeiro é uma parceria entre a Semdec, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo e, também, entidades que formam o Fórum da Micro e Pequena Empresa.

Atendimento na Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor está instalada no Shopping Cachoeiro (2º piso), no Centro. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Dúvidas podem ser sanadas, também, por meio dos telefones (28) 3155-5292 e (28) 3522-4445.