Imunização incompleta

Covid-19: mais de 15 mil cachoeirenses estão com 2ª dose da vacina atrasada

Vacinação é feita de segunda a sexta, nas UBS e na Policlínica, sem necessidade de agendamento
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em Cachoeiro de Itapemirim, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já aplicou 350.467 doses contra a Covid-19 e 72% da população está com o esquema vacinal primário completo. Entretanto, 15.673 cachoeirenses estão com a segunda dose atrasada, de acordo com o site Vacina e Confia, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O número alto de pessoas com vacinação incompleta preocupa, uma vez que há doses disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu. Não é necessário fazer agendamento para tomar a segunda dose.

Em relação à dose de reforço, já são 51.886 vacinas aplicadas no município, entre adultos, idosos, profissionais de saúde e pessoas com imunossupressão. O Vacina e Confia não apresenta dados sobre atraso nesse caso, mas, de acordo com a Semus, aproximadamente 17% do público apto a tomar a terceira dose ainda não o fez.

“Estimativas apontam que mais de 80% das pessoas internadas por Covid-19 no Brasil não tomaram a vacina ou não receberam a segunda dose. No caso da dose de reforço, ela é especialmente relevante para prevenir contra a variante Ômicron, principal responsável pela nova onda de casos, e para proteger as pessoas mais vulneráveis. Por isso, renovamos o apelo para que as pessoas não deixem de completar a vacinação”, alerta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Onde vacinar e testar

A vacinação contra a Covid-19 em Cachoeiro para pessoas acima de 12 anos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu. Para crianças de 5 a 11 anos, os pais e responsáveis devem agendar na página agendamentosaude.cachoeiro.es.gov.br.

Para testagem, a Semus está com um ponto itinerante (nesta semana, funcionando na escola Zilma Coelho Pinto), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e de 13h às 15h. O ponto itinerante também oferece vacinação.

Vale destacar que todos os locais de vacinação (UBS, Policlínica Municipal e ponto itinerante) oferecem tanto o imunizante contra a Covid-19, quanto a vacina contra a gripe.

Sorteio de smatphones para quem se vacinar

Em março, a Prefeitura de Cachoeiro realizará o sorteio de três smartphones para quem estiver com a vacinação em dia. Poderão participar: adolescentes de 12 a 17 anos que tomarem a primeira ou segunda dose; adultos de 18 a 59 anos que tomarem a dose de reforço – disponível após quatro meses do recebimento da segunda dose – e pessoas de 60 anos ou mais que tomarem a terceira dose (reforço), disponível, para este público, três meses após a segunda aplicação.

Serão contabilizadas as vacinas aplicadas até o dia 25 de fevereiro. Confira mais detalhes.