18 a 59 anos

Covid: quase 80% dos adultos de Cachoeiro está com esquema vacinal completo

Microrregião Central Sul ainda está abaixo das metas para "risco muito baixo"
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em Cachoeiro de Itapemirim, 127.878 pessoas de 18 a 59 anos tomaram completaram o esquema vacinal primário contra a Covid-19 (duas doses ou vacina de dose única), segundo dados do governo estadual até a manhã desta quinta-feira (16). O número corresponde a 79,61% da população adulta do município.

Além disso, 21.989 idosos (71,20% do total) tomaram a dose de reforço, e 13.454 adolescentes de 12 a 17 anos (80,31% do total da cidade) receberam a primeira dose da vacina. Já entre os adultos que estão aptos a tomar a dose de reforço (quatro meses ou mais com esquema primário completo), 6.906 receberam a aplicação (92,71% do público apto).

Apesar do alto percentual de vacinados, os índices ainda não são suficientes para se alcançar o grau de “risco muito baixo” contra a Covid-19, o que permitiria a volta a um padrão bem próximo do anterior à pandemia, em termos de restrições.

Para isso, é preciso que não apenas Cachoeiro, mas todos os municípios da microrregião Central Sul, tenham: 80% de adultos maiores de 18 anos vacinados com as duas doses ou vacina de dose única; 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos com, pelo menos, uma dose recebida; 90% dos idosos com dose de reforço recebida; disponibilização de um local de testagem livre para Covid-19 em todos os municípios.

A microrregião já ultrapassou a meta para os adultos (80,39% com esquema vacinal primário completo), mas não para adolescentes (83,33% com primeira dose) e idosos (72,35% com dose de reforço).

“A vacinação está tendo um efeito claramente positivo no controle da pandemia. Apesar disso, não podemos relaxar, sobretudo com os riscos de novas variantes do coronavírus e com a alta de casos em outros países. Precisamos continuar tomando todos os cuidados sanitários e vacinar ainda mais pessoas”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também está realizando vacinação itinerante.