Notícias

Resultados

De saúde a transparência: Cachoeiro foi destaque em diversos rankings em 2023

Avaliações destacam avanços de Cachoeiro em diversas áreas
Foto: Divulgação/PMCI

Em mais um ano, Cachoeiro de Itapemirim foi destaque em diversos rankings de órgãos nacionais e estaduais que avaliam frentes de atuação do poder público.

Nos levantamentos relacionados à transparência e governança pública, Cachoeiro conquistou o 1ª lugar no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública, figurou em 2º lugar no estado e 30ª no Brasil no Ranking de Transparência do Tribunal de Contas da União (TCU) e obteve a nota 9,7 na Escala Brasil Transparente da Controladoria Geral da União.

Recentemente, o município obteve o Selo Diamante de Qualidade em Transparência e Governança Pública, em iniciativa promovida pelas entidades não-governamentais Transparência Capixaba e ES em Ação.

Quando o assunto é tecnologia, Cachoeiro foi reconhecido por suas iniciativas na modernização dos serviços prestados à população, como a digitalização de processos e o lançamento de ferramentas que facilitam o cotidiano dos moradores, como o aplicativo Cachoeiro On-line.

Nesse sentido, o município alcançou o terceiro lugar estadual no ranking Connected Smart Cities da Urban da Urban System, enquanto no recorte nacional, obteve a 33ª colocação, na avaliação de cidades inteligentes.

Além disso, também em ranking da Urban System, Cachoeiro ficou em 11ª lugar na avaliação de Urbanismo e obteve o selo “Bronze” em boas práticas em Cidades Inteligentes.

Na área de empreendedorismo, o destaque ficou por conta da nota de 9,5 (em uma escala de 0 a 10 pontos) no Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE), posicionando Cachoeiro entre as seis cidades capixabas com melhor desempenho no programa Cidade Empreendedora.

Adicionalmente, análises e levantamentos também atestam a eficiência do serviço público de Cachoeiro em outras áreas, como a Nota 7,94 na avaliação do Ministério da Saúde – melhor índice entre as 5 maiores cidades do Espírito Santo -, Nota A (máxima) pelo sexto ano consecutivo no ranking de qualidade de informações contábeis e fiscais no Sinofi, junto ao tesouro nacional, além do levantamento que considerou Cachoeiro como a segunda cidade mais segura do Espírito Santo (Anuário 2023 de Cidades Mais Seguras do Brasil da Mysid).

“Esses resultados são frutos de um empenho coletivo com foco na melhoria do serviço público em Cachoeiro, sempre orientado pela transparência e boa governança. Cada reconhecimento obtido pelo município é um indicativo de que estamos trilhando um caminho de conquistas e deixando um legado de melhorias em diversas áreas, impactando, positivamente, o dia a dia da população”, destaca o prefeito Victor Coelho.