Notícias

Atenção, consumidor!

Desenrola Brasil: Procon de Cachoeiro ensina a aproveitar nova oportunidade e se livrar das dívidas

Programa promete uma boa oportunidade para quem quer se livrar de dívidas
Foto: Reprodução/Web

O programa Desenrola Brasil, do Governo Federal, foi prorrogado até o dia 31 de março, e o Procon de Cachoeiro está atento, pois o programa promete uma boa oportunidade para quem quer se livrar de dívidas, mas, ao mesmo tempo, tem despertado o interesse dos golpistas, que têm feito vítimas.

Para que o consumidor possa aproveitar a oportunidade sem cair em armadilhas, o Procon orienta os cidadãos a fugirem de negociações feitas por páginas de aplicativos de conversa, em que são oferecidas condições supervantajosas e descontos “imperdíveis”.

Nesse tipo de negociação, há pedidos de dados pessoais – telefone, endereço, número de conta de banco, número de documentos, senha; realização de pagamento on-line e até cliques em links falsos. Dessa forma, eles obtêm condições para extraviar dinheiro ou mesmo fazer compras com os cartões de crédito das vítimas.

O coordenador do Procon municipal, Luís Guimarães de Oliveira, alerta: “As pessoas que buscam renegociar suas dívidas com facilidades do Desenrola Brasil não devem aceitar intermediários e precisam buscar informações nos sites oficiais dos bancos e instituições. Ao realizar pagamentos, verifiquem, sempre, se o boleto ou o pix está em nome da empresa, destaca.

Quer limpar o nome? Confira as condições do Desenrola Brasil

O Desenrola Brasil, anteriormente previsto para terminar em dezembro deste ano, teve seu prazo prorrogado para o dia 31 de março de 2024. A medida é válida para a Faixa 1 do programa, que conta com negociações feitas diretamente na plataforma do governo federal. Para a Faixa 2, o prazo continua sendo até 31 de dezembro de 2023.

Na faixa 1, estão pessoas físicas com renda bruta de até 2 salários-mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Elas podem negociar débitos bancários e não bancários (contas de luz, água e internet, por exemplo), cujos valores não ultrapassem R$ 20 mil.

Já na faixa 2, estão englobadas pessoas físicas que tenham renda mensal superior a 2 salários-mínimos e menor que R$ 20 mil que tenham dívidas bancárias negativadas no período de 1° de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2022.

Interessados devem acessar o site oficial do Desenrola e realizar login utilizando a conta “Gov.br” no nível prata, ouro ou até bronze. Com o login concluído, o usuário terá acesso à aba “Minhas Dívidas”, onde estarão listadas todas as que podem ser negociadas no programa, com informações sobre os descontos em cada oferta e a economia que o consumidor terá, se fizer a negociação.