Previdência do servidor

Ipaci completa 24 anos de serviços prestados ao município de Cachoeiro

Instituto deu início, neste mês, à reforma do Centro Administrativo, um de seus principais patrimônios

O Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim (Ipaci) completou 24 anos nesta sexta-feira (25). São mais de duas décadas de dedicação aos servidores públicos titulares de cargo efetivo do município, na gestão de seus benefícios previdenciários.

Criado pela Lei nº. 4.501, de 25 de março de 1998, o Ipaci é uma Autarquia Municipal, com personalidade jurídica própria, dotada de autonomia administrativa, patrimonial e financeira.

Atualmente, o instituto é responsável pelo regime próprio de previdência de 2700 ativos, 681 aposentados e 246 pensionistas.

O amparo previdenciário prestado pelo Ipaci consiste, basicamente, em garantir aos segurados a aposentadoria e a manutenção da renda em caso de perda da capacidade de trabalho e, aos dependentes do segurado, a manutenção da renda de sua família com benefício da pensão por morte, conforme os termos da Lei 6910/2013.

Prezando por uma administração previdenciária eficiente e pelas melhores condições de rentabilidade dos recursos sob sua gestão, o Instituto tem garantido bons resultados para seus segurados. Dentre eles, um crescimento patrimonial de 359,78% nos últimos anos – de R$ 77 milhões em 2012 para R$ 357 milhões em 2021.

“Um trabalho realizado com seriedade, compromisso e transparência fez o Ipaci chegar até aqui. Nesses 24 anos, a previdência no Brasil passou por muitos desafios e, diariamente, temos que buscar conhecimento e estratégias de gestão para avançarmos em prol da longevidade do nosso Instituto”, frisou  Eder Botelho, presidente-executivo do Ipaci.

“São 24 anos de serviços prestados aos funcionários públicos do município, que podem contar com a segurança de um sistema previdenciário moderno, sustentável e saudável. Parabenizamos o Ipaci, pela importante missão de trabalhar para assegurar um futuro tranquilo para os servidores municipais”, afirmou o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Censo previdenciário

O comprometimento com a sustentabilidade do Ipaci envolve a realização de ações com a colaboração dos servidores, como o Censo Previdenciário, que está em andamento. O Censo irá possibilitar, além do atendimento às recomendações de Órgãos de Controle e Legislação, a gestão correta das informações dos segurados, visando o equilíbrio financeiro e atuarial do Instituto.

Novo sistema eletrônico de gestão previdenciária

Com previsão de ser implantado ainda em 2022, o Ipaci terá um novo Sistema Integrado de Gestão Previdenciária Municipal, que contará com oferta de serviços aos servidores municipais por aplicativo de celular.

Entre as vantagens do novo sistema, está a possibilidade de realização de diversas ações pela internet, sem necessidade de deslocamento do segurado até o Ipaci, como recadastramento anual de dados. Por meio do aplicativo, os segurados também poderão fazer a simulação de benefícios (como regras de aposentadoria) e, no caso dos aposentados e pensionistas, prova de vida por meio de biometria facial.

Reforma do centro administrativo

No início do mês de março, foi assinada a ordem de serviço que autoriza a reforma do Centro Administrativo Hélio Carlos Manhães, em Cachoeiro.

O Ipaci detém a propriedade do imóvel e investirá R$3.978.202,44 em melhorias que incluem instalação de elevadores, revisão da rede hidráulica e elétrica, revitalização da fachada, climatização, acessibilidade nos ambientes, dentre diversas outras melhorias. Com a reforma, a capacidade de locação do imóvel será ampliada. O custeio se dará por meio de recursos da sobra de taxa de administração que o Ipaci acumulou ao longo dos anos.

Após as obras, além do Ipaci, o edifício também abrigará outros órgãos estratégicos da administração municipal, como o Gabinete do Prefeito, Gabinete do Vice-Prefeito, Secretaria de Governo e Procuradoria Geral do Município.