Lei Rubem Braga abre inscrições para seleção de projetos culturais

Inscrições devem ser feitas até o dia 22 de fevereiro de 2024
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro publicou novo edital para seleção de projetos culturais da Lei Rubem Braga.

Serão contemplados, pelo menos, 32 propostas, em 11 segmentos, com orçamento máximo de R$ 18 mil cada, a serem desenvolvidas por artistas e entidades do município. No total, serão investidos R$ 650 mil.

Os segmentos abrangidos são: Música; Dança; Teatro, circo e ópera; Cinema, fotografia e vídeo; Literatura; Artes plásticas, artes gráficas e filatelia; Folclore e capoeira; Carnaval; Artesanato; História; Preservação e restauração de acervo e patrimônio histórico e cultural de museus e centros culturais.

As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de fevereiro de 2024, via plataforma Mapa Cultural, no endereço eletrônico www.mapa.cultura.es.gov.br, seguindo todas as orientações contidas no edital, disponível no site da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br/editais) e na plataforma Mapa Cultural.

“A Lei Rubem Braga é uma das maiores conquistas para o setor cultural cachoeirense, sendo o principal mecanismo de apoio aos artistas locais. A cada ciclo, ela se fortalece como principal política pública de incentivo cultural de Cachoeiro, promovendo a diversidade das manifestações artísticas e o acesso à cultura, que movimenta a cadeia da economia criativa, gerando trabalho, renda, entretenimento, conhecimento e transformação social. A cada nova edição, buscamos aprimorar o edital para dar mais celeridade e transparência ao processo de seleção”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo.

“Por meio da Lei Rubem Braga, conseguimos fortalecer o cenário artístico de Cachoeiro, em apoio aos nossos artistas, que mantêm vivos diversos aspectos culturais. Investir na cultura significa investir na própria sociedade e valorizar o que nosso município tem de melhor”, afirma o prefeito Victor Coelho.

Seleção de avaliadores

Além do edital para seleção de projetos, a Semcult irá selecionar e contratar uma banca avaliadora externa, por meio do edital 026/2023, que se encerrou no último dia 22. A seleção é voltada para profissionais de fora do Município de Cachoeiro de Itapemirim, com experiências comprovadas nas áreas culturais disponibilizadas. A escolha dos contemplados se dará pela análise dos currículos dos candidatos.