Facilidade

Mais de 2,5 mil atendimentos realizados no mutirão do IPTU

Ação, que teve início em março, foi encerrada na última terça-feira (18)
Foto: Patricia Pim/PMCI

Ao longo das últimas semanas, a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) de Cachoeiro realizou mais um mutirão relacionado ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

A ação, executada na Escola Municipal “Zilma Coelho Pinto” (Ferroviários), foi encerrada na última terça-feira (18) e realizou mais de 2,5 mil atendimentos ao público referentes ao tributo de 2023.

De acordo com a pasta, o objetivo principal foi o de facilitar o acesso aos boletos do IPTU para os cidadãos que encontraram dificuldades em realizar a emissão pelo site da Prefeitura de Cachoeiro.

Além disso, os contribuintes puderam solicitar diversos outros serviços como transferência de titularidade; revisão de cadastro imobiliário; isenção e, também, sanar dúvidas gerais relacionadas ao IPTU.

De acordo com o secretário municipal de Fazenda de Cachoeiro, Márcio Guedes, aqueles que ainda tiverem dúvidas ou dificuldades relacionadas ao IPTU de 2023, podem se dirigir à sede da pasta.

“Nossos servidores seguem, ao longo de todo o ano, acolhendo demandas referentes ao IPTU e outras questões relacionadas ao sistema tributário municipal. Lembramos que, para facilitar o atendimento, é importante que o contribuinte esteja munido dos documentos relacionados ao assunto da demanda”, destaca,

Atendimento na Semfa

A Secretaria Municipal de Fazendo de Cachoeiro fica localizada, na rua 25 de Março, em frente ao Shopping Cachoeiro. Para ser atendido, o cidadão deve realizar agendamento on-line na página agendamento.cachoeiro.es.gov.br/geral.

Boletos estão disponíveis no site da Prefeitura

Desde o mês de março, a Prefeitura de Cachoeiro disponibilizou os boletos do IPTU referentes ao ano de 2023 no site www.cachoeiro.es.gov.br/iptu. Para emitir o documento, o contribuinte deve informar CNPJ ou CPF vinculado ao imóvel ou, ainda, a inscrição cadastral.

Vencimentos e descontos

Quem realizou o pagamento à vista (cota única), até a data do vencimento (18 de abril), garantiu descontos de 90% na diferença de valor entre 2020 e 2023 (em razão do recadastramento imobiliário) e de 10% sobre o valor total, pela pontualidade.

Para os que optaram pelo parcelamento, o desconto é de 85% na diferença de valor entre 2020 e 2023 (também em virtude do recadastramento imobiliário). São nove parcelas, com vencimentos de abril a dezembro – veja calendário abaixo.

A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) lembra, ainda, que foi garantida redução de 20% no valor do tributo de 2023 à unidade imobiliária – sem débito em Dívida Ativa – que quitou, integralmente (por cota única ou parcelamento), o IPTU 2022, até 31 de dezembro de 2022.

Formas de pagamento

O pagamento do IPTU 2023 pode ser feito por PIX e por meio dos canais disponibilizados por Banestes, Santander, Banco do Brasil, Caixa e Bancoob.

Vencimento das parcelas

1ª 18/04/2023