Notícias

Aplicação de geocomposto

Obra de contenção em área de risco no bairro Amarelo será iniciada nesta terça (15)

Obras ocorrerão em trecho de 200 metros da rua Jerônimo Ribeiro
Foto: Divulgação/PMCI

Uma encosta da rua Jerônimo Ribeiro, no bairro Amarelo, receberá serviços de aplicação de geocomposto de PVC e construção de muros de contenção. O trabalho será iniciado nesta terça-feira (15), exceto em caso de condições climáticas adversas.

As intervenções serão realizados em um trecho de 200 metros, entre a padaria Salpic e um ponto de ônibus. O isolamento da área das obras incluirá um pedaço da pista, eliminando temporariamente o estacionamento, e os condutores deverão trafegar com cuidado.

O trabalho será realizado por uma empresa contratada pela Prefeitura de Cachoeiro, via processo licitatório, e coordenada pela Secretaria Municipal de Obras (Semo). Outros locais também serão contemplados, levando em conta o mapeamento de áreas de risco realizado pela Defesa Civil de Cachoeiro.

Os serviços deverão ser concluídos em quatro meses. O investimento nas obras é de cerca de R$ 4 milhões – recursos que fazem parte da operação de crédito da Prefeitura de Cachoeiro com o Banco do Brasil.

“Essa área precisa dessa intervenção, devido ao risco de deslizamento de terra. Cachoeiro tem uma geografia bastante acidentada, e isso aumenta a possibilidade de ocorrências. O trabalho será realizado nesse e em outros locais para evitar danos à vida e ao patrimônio dos moradores”, afirma o coordenador executivo da Defesa Civil de Cachoeiro, Elio Carlos Miranda.

Geocomposto

A escolha pela aplicação de geocomposto de PVC se deu por ser um eficaz sistema de impermeabilização e proteção do solo contra intempéries, utilizado em várias cidades para controle da erosão.

“É uma solução prática e durável para contenção de encostas. Queremos oferecer o melhor para os cachoeirenses, e contamos com a compreensão de todos quanto aos transtornos no trânsito”, comenta o secretário municipal de Obras, Rodrigo de Almeida Bolelli.