Antigo Detran

Prefeitura autoriza reforma de imóvel que abrigará nova unidade de saúde

Local irá incorporar os atendimentos de duas UBS da região
Foto: Divulgação/PMCI

Na tarde desta quarta-feira (26), a Prefeitura de Cachoeiro realizou a assinatura da ordem de serviço de reforma do prédio do antigo Detran, que dará lugar a uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS).

A obra é fruto de uma cooperação entre a gestão municipal e a Faculdade Multivix, que será responsável pelo projeto arquitetônico e execução da reforma, com o apoio do governo estadual, que cedeu o imóvel. A previsão é de que a entrega ocorra até abril de 2023.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), após a finalização das obras, a estrutura irá incorporar os profissionais e os equipamentos das UBS dos bairros Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Penha que, hoje, funcionam em imóveis alugados.

O local contará com quatro equipes de Estratégia em Saúde da Família formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, tornando-se referência em atendimento básico, também, para os moradores do Independência, Alto Independência, Ferroviários, Santa Helena e Ibitiquara.

Além disso, de acordo com a Semus, a nova UBS disponibilizará atendimento odontológico e sala de imunização.

Presentes na solenidade, que aconteceu em frente ao imóvel, o prefeito de Cachoeiro e o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, destacaram as parcerias celebradas para a reestruturação da rede municipal de saúde.

“É uma conquista para os moradores desta grande região, que passarão a usufruir de uma estrutura moderna e bem equipada para os atendimentos básicos em saúde. Essa é mais uma importante cooperação entre a gestão municipal e a Faculdade Multivix, que tem sido uma grande parceira no processo de renovação da nossa rede de atendimento básico”, destacou o secretário.

“Construir e reformar unidades de saúde significa cuidar do bem mais precioso que temos, que é a vida, e esse tem sido um dos principais compromissos de nossa gestão. Agradecemos ao Governo do Estado e a Faculdade Multivix por mais essa importante parceria, que só tende a trazer benefícios para os moradores”, afirmou o prefeito.

Outras parcerias com a Multivix na saúde

A nova UBS, no bairro Ferroviários, é mais uma parceria entre a Prefeitura de Cachoeiro e a Faculdade Multivix. Neste ano, a cooperação entre a gestão municipal e a instituição de ensino superior, que utiliza os espaços públicos para estágios e pesquisas, já rendeu bons frutos para o município, como a Casa Rosa e o Centro de Especialidades Odontológicas.

Na última semana, foi firmada uma parceria para que médicos residentes possam atuar em unidades da rede de saúde do município, a partir de 2023, ampliando a oferta de atendimento médico à população.

O convênio foi assinado com Multivix e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável, Educação, Gestão e Saúde (Ideges), que vai abrir um programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade na cidade no ano que vem.